Mobilização marca Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa em Porto Alegre

Mobilização marca Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa em Porto Alegre

Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos sobre as questões que envolvem a violência contra a pessoa idosa e os principais canais de denúncia.

 

Porto Alegre (RS) – A Secretaria Municipal Adjunta do Idoso de Porto Alegre e a Frente Parlamentar em Defesa do Idoso da Câmara Municipal promoveram uma mobilização em alusão ao Dia Mundial de Combate a Violência Contra o Idoso, celebrado no dia 15 de junho.  A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o propósito  de fazer um alerta mundial, social e político dos problemas que envolvem a violência contra essa parcela da população, e, simultaneamente, promover a valorização e respeito a esses cidadãos.

Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos sobre as questões que envolvem a violência contra a pessoa idosa e os canais de denúncia, a exemplo do Disque 100 (Direitos Humanos), o 136 (ouvidoria do SUS) e o 156 (Prefeitura Municipal de Porto Alegre).

O secretário municipal Adjunto do Idoso, André Canal (PRB-RS), lamenta o aumento do número de casos relacionados à violência contra a pessoa idosa, que apresentou um crescimento de 159% nos últimos 10 anos. “É imprescindível que haja uma mudança comportamental e cultural urgente no que tange a relação, tratamento e convívio com os idosos. Só assim, vamos poder coibir tal prática”, disse.

O vereador Waldir Canal (PRB-RS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa  do Idoso, aponta que a violência é praticada, na maioria dos casos, no ambiente familiar. O republicano apresentou dados do Mapa da Violência Contra a Pessoa Idosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, lançado em novembro de 2014, que aponta os filhos como os potenciais agressores (aproximadamente 60%), sendo as mulheres as maiores vítimas (64%). A faixa etária mais atingida, segundo o levantamento, vai dos 60 aos 69 anos, com 38% dos casos. A violência psicológica lidera o ranking com 56% dos casos registrados, seguida do abuso financeiro com 43% e a violência física com 27,72%.  “Os idosos, por serem fragilizados em relação à idade, sofrem com agressões físicas, psicológicas e financeiras, e o pior, a maioria dos casos acontece em âmbito familiar. Isso é inadmissível e os infratores precisam ser penalizados por tal conduta”, alertou.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre (Comui), Dilciomar Rodriges, destacou a necessidade da realização de mobilizações permanentes na busca do respeito e real efetivação do Estatuto do Idoso. “Infelizmente, a maioria dos casos de violência não são denunciados. Isso precisa mudar”, disse.

O evento contou com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (Comui), da Secretaria Municipal da Saúde, da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, do Centro de Referência a Vítimas de Violência (CRVV), da Delegacia Especial do Idoso e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Texto: Angélica Sperinde / Ascom – vereador Waldir Canal
Fotos: Ricardo Carvalho


Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest