Mobilização marca Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa em Porto Alegre

Mobilização marca Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa em Porto Alegre

Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos sobre as questões que envolvem a violência contra a pessoa idosa e os principais canais de denúncia.

 

Porto Alegre (RS) – A Secretaria Municipal Adjunta do Idoso de Porto Alegre e a Frente Parlamentar em Defesa do Idoso da Câmara Municipal promoveram uma mobilização em alusão ao Dia Mundial de Combate a Violência Contra o Idoso, celebrado no dia 15 de junho.  A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o propósito  de fazer um alerta mundial, social e político dos problemas que envolvem a violência contra essa parcela da população, e, simultaneamente, promover a valorização e respeito a esses cidadãos.

Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos sobre as questões que envolvem a violência contra a pessoa idosa e os canais de denúncia, a exemplo do Disque 100 (Direitos Humanos), o 136 (ouvidoria do SUS) e o 156 (Prefeitura Municipal de Porto Alegre).

O secretário municipal Adjunto do Idoso, André Canal (PRB-RS), lamenta o aumento do número de casos relacionados à violência contra a pessoa idosa, que apresentou um crescimento de 159% nos últimos 10 anos. “É imprescindível que haja uma mudança comportamental e cultural urgente no que tange a relação, tratamento e convívio com os idosos. Só assim, vamos poder coibir tal prática”, disse.

O vereador Waldir Canal (PRB-RS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa  do Idoso, aponta que a violência é praticada, na maioria dos casos, no ambiente familiar. O republicano apresentou dados do Mapa da Violência Contra a Pessoa Idosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, lançado em novembro de 2014, que aponta os filhos como os potenciais agressores (aproximadamente 60%), sendo as mulheres as maiores vítimas (64%). A faixa etária mais atingida, segundo o levantamento, vai dos 60 aos 69 anos, com 38% dos casos. A violência psicológica lidera o ranking com 56% dos casos registrados, seguida do abuso financeiro com 43% e a violência física com 27,72%.  “Os idosos, por serem fragilizados em relação à idade, sofrem com agressões físicas, psicológicas e financeiras, e o pior, a maioria dos casos acontece em âmbito familiar. Isso é inadmissível e os infratores precisam ser penalizados por tal conduta”, alertou.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre (Comui), Dilciomar Rodriges, destacou a necessidade da realização de mobilizações permanentes na busca do respeito e real efetivação do Estatuto do Idoso. “Infelizmente, a maioria dos casos de violência não são denunciados. Isso precisa mudar”, disse.

O evento contou com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (Comui), da Secretaria Municipal da Saúde, da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, do Centro de Referência a Vítimas de Violência (CRVV), da Delegacia Especial do Idoso e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Texto: Angélica Sperinde / Ascom – vereador Waldir Canal
Fotos: Ricardo Carvalho


Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!