Waldir Canal prestigia abertura oficial do projeto “Pescando o Lixo” em Porto Alegre

“Pescando o Lixo” ocorre no período da piracema (de novembro a janeiro).

Publicado em 17/12/2015 - 00:00

Waldir Canal prestigia abertura oficial do projeto "Pescando o Lixo" em Porto Alegre
O “Pescando o Lixo” ocorre no período da piracema (de novembro a janeiro), quando ocorre a reprodução dos peixes e os pescadores ficam impedidos da sua atividade laboral.

 

Porto Alegre (RS) – O vereador Waldir Canal (PRB-RS) participou na terça-feira (15) da solenidade de abertura oficial do projeto “Pescando o Lixo”, realizado pela Colônia dos Pescadores Z-5, da Ilha da Pintada, em Porto Alegre.

Conforme os organizadores da ação, mais de 25 toneladas de lixo foram retiradas do Guaíba, com a participação de cerca de 100 barcos de pescadores. O presidente da Colônia Z-5, Vilmar Coelho, ao lembrar que, esta, é a 11ª edição do Projeto, lamentou que “ainda existe a necessidade de ampliar as ações de conscientização social sobre a necessidade dos cuidados e preservação da natureza”, quando se referiu ao volume de lixo retirado do Lago Guaíba e os tipos de objetos descartados no entorno ou dentro do lago Guaíba.

Waldir Canal, que é participante ativo do projeto, ressaltou a importância da atividade para toda a comunidade e destacou que “o meio ambiente é responsabilidade de todos”, lembrando que “o lixo não é só de Porto Alegre”. Canal anunciou, ainda, que vai sugerir ao Executivo Municipal uma ação conjunta, em toda a orla do Guaíba. “A importância de mudar essa realidade depende do apoio dos cidadãos, sociedade civil e organizada, pois assim, será possível fazer muito mais”, afirmou o vereador, além de ressaltar a importância de programas para educação ambiental.

Projeto

O “Pescando o Lixo” ocorre no período da piracema (de novembro a janeiro), quando ocorre a reprodução dos peixes e os pescadores ficam impedidos da sua atividade laboral. Durante a ação, os pescadores que colaboram com o recolhimento do lixo, recebem uma cesta básica, como forma de colaborar com os profissionais da pesca, que reduzem seus ganhos para o sustento, neste período. De acordo com os organizadores da ação, o recolhimento do lixo no Guaíba se prolongará por dois dias.

Fonte e foto: Ascom – vereador Waldir Canal

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend