Waldir Canal defende regularização urbanística das Ilhas de Porto Alegre

waldir-canal-prb-foto-ricardo-carvalho-02-10-15

Waldir Canal pediu a atenção do poder público à população que reside no local.

 

Porto Alegre (RS) – A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na última quinta-feira (1º), audiência pública para discutir e encaminhar soluções para efetivar o regime urbanístico na área de proteção ambiental do conjunto hidrográfico que forma a região do Delta do Jacuí, envolvendo a região das Ilhas da cidade.

A audiência pública foi proposta pelo vereador Waldir Canal (PRB-RS), que defende a regularização do regime urbanístico da região que envolve as Ilhas de Porto Alegre, a exemplo da Ilha da Pintada, Pavão, Marinheiros e Ilha das Flores. Ao justificar a sua iniciativa, o vereador republicano falou dos cidadãos que, há décadas residem no local, sem documentação definida da sua moradia. O parlamentar do PRB pediu a atenção do poder público à população que reside no local, o qual é composto por ilhas e charcos num total de quatro mil hectares, no ‘estuário Guaíba’. “A regularização precisa ocorrer, para que os logradouros e imóveis sejam identificados, apareçam no mapa da cidade e, assim, a comunidade possa ter os serviços adequados e infraestrutura necessária à qualidade de vida e segurança dos cidadãos; além do desenvolvimento da região” defendeu.

Moradores e lideranças apresentaram suas demandas e os problemas que perduram, há décadas sem solução, quando criticaram o “preconceito contra as pessoas que residem na região, a partir de uma estratégia do governo e, não por invasão”, conforme explicou a senhora Eliane Antônio Farias, da Ilha Grande dos Marinheiros, que mora na Ilha, desde 1976. O presidente da Colônia dos Pescadores Z5, da Ilha da Pintada, Vilmar Coelho, destacou seu orgulho de ser morador da Ilha, há 78 anos. Coelho descreveu a contínua luta da comunidade, na busca do reconhecimento da região, ao observar que “não se pode dar as costas ao local que privilegia a beleza da Cidade”.

A reunião apresentou resultados positivos a partir das manifestações dos representantes dos governos municipal e estadual. Patrícia Malmann, secretária-adjunta do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, afirmou que o governo, ao manifestar preocupação com a preservação ambiental na área, disse que a discussão urbanística cabe ao município. “Ao terminarmos o plano de manejo do Delta do Jacuí, já teremos o estudo de urbanização concluído”, disse. O secretário municipal de Meio Ambiente, Mauro Moura, confirmou que a regularização da área do Delta está no plano de atividades do executivo, mas alertou sobre a necessidade de uma definição do Plano Diretor de Porto Alegre para que se possa fazer esta regularização. A procuradora do município, Simone Somensi, esclareceu que “é precisamos juntar documentações e, para isso, contamos com o apoio de todos”, garantindo que muito em breve a Procuradoria Geral do Município (PGM) estará nas ilhas para iniciar o processo.

 

Texto: Angelica Sperinde / Ascom – vereador Waldir Canal
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Ricardo Carvalho

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!