Waldir Canal comemora instalação de usina de asfalto em Porto Alegre

Waldir Canal comemora instalação de usina de asfalto em Porto Alegre

Waldir Canal entende que a instalação da Usina de Asfalto beneficiará toda população.

 

Porto Alegre (RS) – O vereador Waldir Canal (PRB), representou a Câmara Municipal, na solenidade de inauguração da nova Usina de Asfalto da Restinga, na Zona Sul da Capital gaúcha. O evento foi realizado pela Prefeitura de Porto Alegre (RS).

A usina visa a produção de asfalto com maior qualidade e agilidade, além de promover redução de custos por meio da utilização de máquinas que fabricam um material mais resistente, com maior vida útil e com emissão reduzida de poluentes. Se comparado com a usina antiga, as novas instalações têm capacidade para produzir o dobro, com produção de 140 toneladas por hora do Concreto Betuminoso Usinado a Quente.

Para o vereador republicano, a “nova usina representa um avanço para a cidade de Porto Alegre, e mais do que isso, uma resposta às comunidades e cidadãos que, constantemente reclamam das falhas e ausência de asfalto, como um dos fatores que têm provocado muitos transtornos no trânsito da cidade. Essa obra beneficiará a cidade em médio e longo prazo”, destacou.

De acordo com o prefeito, José Fortunati, essa é a primeira das duas usinas de última geração que estão sendo implantadas em Porto Alegre. A próxima unidade será inaugurada em Sarandi. “São máquinas capazes de produzir um asfalto de melhor qualidade, mais durável e que vai qualificar nossas vias”, disse. O Prefeito observou, ainda,  que até o próximo ano, as usinas produzirão todo o asfalto utilizado na cidade.

O projeto de implantação das usinas foi estabelecido pela Secretaria Municipal de Obras e Viação, que fará monitoramento informatizado da dosagem de insumos para produção do asfalto, com uso adequado de aditivo no cimento asfáltico, que permita a resistência elástica do material.

A Usina

Economia e preocupação com o meio ambiente – O custo de produção do asfalto com polímero é 20% maior. Porém, no longo prazo, com a redução da necessidade de manutenção e aumento da vida útil, a economia pode chegar a 60%. Além de ter sido projetada para aumentar a produção e melhorar a qualidade do asfalto, a usina foi construída para operar com gás natural, que emite menos poluentes, ou óleo combustível. Os novos equipamentos também utilizam um filtro que reaproveita as partículas geradas no processo de fabricação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), impedindo que sejam lançadas na atmosfera.

Autossuficiência – Para o segundo semestre deste ano, está prevista também a conclusão da obra da Usina de Asfalto do bairro Sarandi. As duas unidades juntas poderão ampliar a capacidade de produção asfáltica para até 280 toneladas por hora. O prefeito ressaltou que a localização das usinas, uma na zona Sul e outra na zona Norte, favorecerá a logística de distribuição pela cidade, encurtando os deslocamentos dos caminhões. Até então, o asfalto produzido partia apenas do bairro Sarandi.

Investimento – As obras da Usina de Asfalto da Restinga iniciaram ano passado e custaram R$1,6 milhão. No pátio da unidade, os trabalhos e a preparação para instalação das máquinas foram executados pela própria Smov. A produção do material fica sob a responsabilidade de uma empresa empresa especializada, contratada pela prefeitura.

Texto e foto: Ascom – vereador Waldir Canal
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest