Violência contra mulher é tema de audiência pública no ES

Devanir Ferreira defende direitos das mulheres durante encontro na Câmara Municipal de Vitória

Publicado em 21/11/2013 - 00:00

Violência contra mulher é tema de audiência pública no ES
Devanir Ferreira defende direitos das mulheres durante encontro na Câmara Municipal de Vitória

Vitória (ES) – Na manhã desta quarta-feira (20), foi realizado na Câmara Municipal de Vitória uma Audiência Pública para discutir a violência contra a mulher e as ações que amparam as mulheres vítimas de violência. A audiência foi proposta pelo vereador Devanir Ferreira (PRB-ES). Entre os debatedores estava a representante da juíza Hermínia Silveira Azoury, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Espirito Santo, Ilacéia Novaes; a representante da Delegacia Especial em Atendimento à Mulher, Arminda Rosa Rodrigues; a coordenadora do Projeto Raabe-ES, Neucilene Ferreira; o Secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco; e a procuradora de Justiça, Catarina Cecin Gazelle.

Devanir Ferreira abriu o evento relatando sua experiência pessoal em que, segundo ele, presenciou por diversas vezes sua mãe ser vítima de violência doméstica. “Quero dizer às senhoras que sofrem agressão que não desistam! Temos que deixar um testemunho para que as pessoas saibam que podem vencer e que existem boas políticas que protegem as mulheres”, observa.

Na reunião, duas mulheres vítimas de violência doméstica relataram o que viveram durante anos na companhia de seus conjugues agressores. Uma teve o punho esquerdo decepado. A outra vítima teve diversos ossos do corpo quebrados, o agressor fez questão de quebrar as suas duas mãos, para que ela não pudesse mais trabalhar, pois era massagista.

 

Devanir-FerreiraEmocionado com os relatos, Devanir Ferreira não conteve a emoção e chorou no momento em que discursava. “Pra mim é um desafio enfrentar essa situação. O nosso Estado infelizmente é o primeiro do ranking nacional de violência contra a mulher. Mas, unidos, vamos chegar lá, e vamos vencer esse problema em nossa cidade”, acredita o parlamentar.

A delegada Arminda Rodrigues, comentou a evolução da Lei Maria da Penha e de como é importante que a mulher denuncie o agressor. “São muitas mulheres que ainda não sabem de seus direitos. É importante ter coragem e denunciar”, ressalta. Dentre as boas práticas implantadas recentemente, a delegada citou o botão de Pânico.

O Secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, contou que “a mera punição não resolve, pois a situação se repete. Nossa preocupação é evitar isto”, alerta. A preocupação com a prevenção também foi destacada na fala da procuradora de Justiça, Catarina Cecin Gazele, onde ressaltou a necessidade de se ter uma equipe multidisciplinar para lidar com o problema, incluindo também assistentes sociais e psicólogos. “Que não seja somente a repressão e punição, mas principalmente, a prevenção, como previsto no artigo 8º da Lei Maria da Penha”, adverte.

Ilacéia Novaes, juíza de Direito apontou para o fato de que as agressões às mulheres não são somente físicas, mas também psicológicas e emocionais. “Os hematomas na alma são os mais difíceis de se curar”, afirma, dizendo ainda que “a educação dos homens é essencial para evitar este problema, pois educando os homens, poderemos ter famílias mais equilibradas”, completa.

O vereador Devanir Ferreira reforçou o seu compromisso com as mulheres no Estado. “Precisamos criar leis e fazer com que as leis existentes sejam cumpridas para que outras tragédias não se repitam”, conclui.

Texto: Eulla Carvalho / Agência PRB Nacional, com informações e fotos: Ascom – vereador Devanir Ferreira e Câmara Municipal de Vitória  

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend