Violência contra a pessoa idosa é debate em Porto Alegre

violência-contra-a-pessoa-idosa-é-debate-em-seminário-em-porto-alegre-18-06-14-02

O material será distribuído em diferentes ações, inclusive na programação envolvendo os jogos da Copa do Mundo, na cidade.

 

Porto Alegre (RS) – ‘Combate a Violência Contra o Idoso’. Esse foi o tema do seminário promovido pela Secretaria Adjunta do Idoso de Porto Alegre, na última segunda-feira (16/06). Centenas de pessoas dentre autoridades, idosos e representantes institucionais lotaram o auditório dos Correios e Telégrafos para prestigiar o evento, em alusão ao Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. O encontro contou ainda com a participação do vereador Waldir Canal (PRB-RS) e do coordenador nacional do PRB Idoso e secretário do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino.

Na ocasião, também foi lançada a ‘Cartilha com Dicas de Segurança aos Idosos’, que traz dicas de segurança e de prevenção a golpes frequentes contra idosos. O material será distribuído em diferentes ações, inclusive na programação envolvendo os jogos da Copa do Mundo, na cidade.

André Canal (PRB), secretário do Idoso de Porto Alegre, alertou sobre a necessidade de divulgar os direitos das pessoas com mais de 60 anos e a importância de denunciar os casos de violência. “Lamentavelmente,  os casos registrados de violência contra idosos em nossa capital aumentaram cerca de 100%, entre os anos 2013 para 2014”.

“A violência contra o idoso é uma violação aos direitos humanos”, pontuou o vereador Waldir Canal. O parlamentar lembrou que a maioria dos casos de violência não são registrados, o que certifica a importância das campanhas de conscientização sobre os diferentes tipos de violência contra as pessoas com mais de 60 anos, citando como exemplo a agressão física, discriminação, abandono, golpes financeiros e outros.

violência-contra-a-pessoa-idosa-é-debate-em-seminário-em-porto-alegre-18-06-14-01Waldir Canal  aproveitou a oportunidade e convidou os presentes para participar no próximo dia 11 de julho, de uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade, que terá como objetivo discutir as questões que envolvem os idosos abandonados.

Ricardo Quirino elencou a atuação da Secretaria Adjunta do Idoso de Porto Alegre junto às instituições representativas, como forma de ampliar a rede em prol dos idosos. O republicano também comentou que a cartilha com dicas de segurança é uma importante ferramenta de alerta à sociedade. “É imprescindível o envolvimento de diferentes setores sociais para o cumprimento do Estatuto do Idoso, além da  soma de esforços da imprensa, dos formadores de opinião, educadores, organizações governamentais e não governamentais, para a promoção do respeito e valorização aos idosos”, finalizou Quirino.

 

Fonte e foto: Ascom – vereador Waldir Canal
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest