Vicenildo Medeiros faz balanço da II Semana Municipal do Peixe em São Gonçalo

Evento foi encerrado com um curso de capacitação para merendeiras da rede municipal

Publicado em 10/10/2015 - 00:00

vicenildo-medeiros-prb-balanco-semana-municipal-do-peixe-em-sao-goncalo-foto-ascom-09-10-15
Evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Pesca e foi encerrado com um curso de capacitação para 100 merendeiras da rede municipal de ensino

São Gonçalo (RJ) – Com o tema “O Peixe ao Alcance de Todos”, a II Semana Municipal do Peixe de São Gonçalo, realizada pela Secretaria Municipal de Pesca, foi encerrada no último dia 02 de outubro com um curso de capacitação para 100 merendeiras da rede municipal de ensino e a palestra “Manuseio e boas práticas do pescado” para pescadores artesanais da região .

O secretário da Pesca, Vicenildo Medeiros, fez a entrega de certificados do curso aos profissionais e, na ocasião, falou sobre a importância da capacitação de cada um para o crescimento profissional. Segundo o republicano, o sucesso do evento, também realizado em 2014, motivou a sua inclusão, este ano, na Agenda Oficial do município. “Acredito que esta inciativa é muito importante, uma vez que a Semana Municipal do Peixe tem como objetivo promover iniciativas públicas e privadas em torno do pescado em nossa cidade”, conclui.

Pescado inserido na merenda escolar

vicenildo-medeiros-prb-balanco-semana-municipal-do-peixe-em-sao-goncalo-foto-ascom-09-10-15-0214 escolas foram beneficiadas com a inclusão do pescado na merenda. Os primeiros que receberam a novidade no cardápio foram os alunos da Escola Municipal Mentor Couto. No total, foram utilizadas 80 caixas de pescado no preparo das refeições servidas aos 9.568 alunos, o que representa 20% dos alunos da rede municipal.

“Vale ressaltar que não houve custo para o erário público. A empresa Camil Alimentos, que também participou da I Semana Municipal do Peixe, em 2014, quando houve a participação do então ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, realizou doações este ano também”, destacou o secretário, afirmando que uma pesquisa realizada entre alunos, professores, diretores e merendeiras mostrou que o grau de satisfação da inserção do peixe na merenda escolar obteve mais de 70% de aprovação.

Esclarecimentos para pescadores

Durante a semana de eventos, foram realizada palestras sobre cooperativismo e carteira de pescador profissional. Os encontros reuniu a equipe da SEMPESCA, o presidente da Colônia de Pesca de São Gonçalo, Juan Gringo, pescadores e lideranças locais.

Texto e fotos: Rodrigo da Matta / Ascom – Secretaria Municipal da Pesca de São Gonçalo
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend