Vereador Xandão Gomes cobra políticas públicas de proteção aos animais no município de Viamão

 

Vereador Xandão Gomes cobra políticas públicas de proteção aos animais no município de Viamão

O parlamentar denuncia que a prefeitura não fez nenhum atendimento e o número de animais pelas ruas da cidade só aumenta.

 

Viamão (RS) – A falta de ações concretas do governo municipal para assegurar a devida proteção aos animais e prevenir à população de doenças infecciosas têm sido uma das principais críticas do vereador Xandão Gomes (PRB) do município de Viamão, situado na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

De acordo com o parlamentar republicano, a inércia da prefeitura é antiga. “A minha maior crítica é que não há verdadeiramente uma política voltada para os animais, como em outros municípios. E isso diz repeito, também, à saúde pública, pois na medida em que os cachorros abandonados se proliferam, aumentam as doenças transmitidas à população“, disse.

Xandão é autor do Projeto de Lei nº 001/2013, aprovado pelo legislativo, que dispõe sobre a criação de cadastro de ONG’s e pessoas que cuidem de animais abandonados no município, para fornecer recursos e contribuir nos gastos, bem como dispor os animais para adoção. “As ONG’s fazem tudo. Cuidam, castram, tratam, alimentam, enfim. Fazem o que o poder público deveria fazer, isso sem receber qualquer tipo de auxílio”, completou. No entanto, o prefeito vetou o projeto e em seguida apresentou outra proposta para votação.

O projeto  do Poder Executivo local previa, entre outras medidas, o cadastro de cães e gatos, colocação de chip para identificação e controle de natalidade. Além disso, o Conselho Viamonense de Meio Ambiente teria autorizado que R$ 92,5 mil saíssem do Fundo Municipal do Meio Ambiente para ser investido na implementação da Lei.

No mesmo ano, foi anunciada a Unidade de Atenção aos Animais, durante uma solenidade em que o prefeito entregou a chave do veículo para a secretaria da saúde. Mas, de acordo com o vereador do PRB, as iniciativas ficaram apenas no discurso e nenhum atendimento teria sido realizado por meio da iniciativa implementada pela prefeitura.

Desde então, pedidos de recolhimento de cães abandonados, castração e auxílio às entidades de proteção têm sido negados pela prefeitura. Vários casos foram encaminhados ao Ministério Público, a fim de exigir providências da prefeitura, que não cumpre os termos de ajustamento de conduta firmado para resolver o problema.

Fonte: Jornal Águas Claras do Sul – Janeiro/2015
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Thayse Rodrigues

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest