Ricardo Silva fala destaca semana municipal de combate às drogas em Osasco

Vereador Ricardo Silva destaca Semana Municipal de Combate às Drogas em Osasco (SP)

Republicano apresentou moção de apoio ao evento, que acontece entre os dias 19 e 26 de junho, na cidade paulista

Publicado em 23/6/2017 - 00:00

Vereador Ricardo Silva destaca Semana Municipal de Combate às Drogas em Osasco (SP)
. “Esta semana é de extrema importância, pois servirá para levar conscientização sobre esse problema que tem trazido muitos prejuízos para a saúde das pessoas”, disse Ricardo Silva

Osasco (SP) – Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Osasco esta semana, o vereador Ricardo Silva (PRB) apresentou moção de apoio à semana municipal de prevenção às drogas, que acontece entre os dias 19 e 26 de junho.

A lei municipal prevê um ciclo de palestras de combate às drogas, ao fumo e bebidas alcoólicas nas escolas municipais. Além de eventos culturais, palestras, fixação de cartazes, folhetos educativos nos respectivos locais onde são ministradas as palestras. “Esta semana é de extrema importância, pois servirá para levar conscientização sobre esse problema que tem trazido muitos prejuízos para a saúde das pessoas”, disse Ricardo Silva.

Dados do Ministério da Saúde mostram que grande parte dos pacientes acompanhados em clínicas de saúde mental são alcoólatras e muitas das mortes em acidentes de trânsito, tanto a vítima quanto o consumidor tinham alto teor de álcool no sangue. Além disso, há uma relação entre o álcool e mais de 60 tipos de doenças. Ele é apontado como a causa de 20% a 30% dos cânceres de esôfago, pâncreas e fígado; cirrose; e ataques epiléticos.

Ainda de acordo com o órgão, as drogas, como cocaína, crack e ecstasy, podem afetar o funcionamento do coração, fígado, pulmões e até mesmo o cérebro, sendo prejudiciais à saúde. Além disso o consumo de uma dose excessiva pode levar à morte devido à overdose que pode causar parada cardíaca e respiratória.

Em seu discurso, o vereador do PRB deu ênfase na questão dos prejuízos também causados pelas drogas lícitas como a bebida alcoólica. “Quem dera tivéssemos um controle de pessoas que dão entrada nos hospitais com doenças decorrentes dessas drogas, acredito que as empresas não deveriam apenas colocar os males causados em embalagens ou mesmo em propagandas, eles deveriam ressarcir os cofres públicos no custeio do tratamento nos hospitais. O nosso país precisa se mover quanto a isso e as pessoas também precisam se conscientizar”, finalizou o vereador Ricardo Silva.

 Texto: Ascom – vereador Ricardo Silva
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend