Vereador Ricardo Evangelista participa de palestra sobre os direitos da Mulher

Vereador Ricardo Evangelista participa de palestra sobre os direitos da mulher

O evento “Mulheres, avançar para garantir direitos e conquistas” reuniu dezenas de pessoas no plenário da Câmara Municipal de Niterói

Publicado em 25/3/2017 - 00:00

Vereador Ricardo Evangelista participa de palestra sobre os direitos da Mulher
O evento “Mulheres, avançar para garantir direitos e conquistas” reuniu dezenas de pessoas no plenário da Câmara Municipal de Niterói

Niterói (RJ) – O PRB Mulher realizou uma palestra no dia 20, em homenagem ao mês da mulher, no plenário da Câmara Municipal de Niterói. O evento “Mulheres, avançar para garantir direitos e conquistas” reuniu integrantes dos diretórios do PRB Mulher dos municípios de Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Itaboraí, Nova Friburgo e Baixada Fluminense, além de voluntárias do projeto RAABE.

Estiveram presentes o vereador Ricardo Evangelista (PRB); a coordenadora estadual do PRB Mulher e vereadora do município do Rio de Janeiro, Tânia Bastos; a coordenadora do PRB Mulher em Niterói, Mariza Vargas; o subsecretário executivo da Prefeitura de Niterói, André Salvador; e a dra. Thereza Cipreste, médica mastologista e fundadora da ONG ADAMA (Amigas da Mama).

Em seu pronunciamento, o vereador Ricardo Evangelista destacou os avanços nas conquistas das mulheres. “Vocês sempre realizaram importantes serviços prestados à sociedade. E temos apoiado as ações de empoderamento e de luta pela conquista dos direitos da mulher na política, no trabalho, na saúde e na sociedade”, ressaltou o parlamentar republicano.

Saúde

Um dos principais momentos do evento foi a palestra “Autocuidado corporal é um direito”, ministrada pela doutora Thereza Cipreste, especialista em prevenção ao câncer de mama. A médica apontou que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil. “Somente em 2017, teremos mais de 57 mil novos casos de câncer. É quase um Maracanã inteiro de pacientes que poderiam detectar o câncer precocemente, mas na maioria dos casos isso ainda não acontece”, afirmou a médica.

Ela destacou ainda a necessidade de prevenção em outras doenças. “Uma em cada três mulheres morre de doenças cardiovasculares, em sua maioria associadas ao estresse, às responsabilidades com a família. Historicamente a mulher brasileira abre mão dos cuidados com a própria saúde, para cuidar da casa, dos filhos e do marido”, explicou.

A mulher na política

Tânia Bastos discursou sobre os avanços da mulher no campo político. “Há 80 anos a mulher não votava. Hoje, 52% do eleitorado brasileiro é composto por nós, mulheres. Há 50 anos, as mulheres só trabalhavam dentro de casa. Hoje, mais de 40% das famílias são sustentadas por mulheres. Mas precisamos avançar!”, disse.

Ela apontou os principais desafios das mulheres, nas conquistas políticas e sociais. “A cada 11 minutos, uma mulher é vítima de violência no Brasil. A mulher é morta, simplesmente por ser mulher. Basta! O Dia da Mulher deve servir de comemoração das conquistas, mas sobretudo de luta pelos direitos que ainda falta conquistarmos”, comentou.

Ao fim do evento foram entregues rosas, em homenagem às mulheres presentes no plenário da Câmara.

Texto e foto: Ascom – vereador Ricardo Evangelista
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend