Vereador Franco Cartafina cobra prestação de contas de recursos da saúde em Uberaba

Vereador Franco Cartafina cobra prestação de contas de recursos da saúde em Uberaba

O vereador Franco Cartafina quer saber como está a gestão das UPAs de Uberaba (MG).

 

Uberaba (MG) – Para apurar reclamações de usuários das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município de Uberaba, o vereador Franco Cartafina (PRB-MG), que é membro da Comissão de Saúde da câmara municipal, exigiu, na última terça-feira (28), a prestação de contas da Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró-Saúde), entidade gestora das unidades de saúde da cidade.

A entidade, sem fins lucrativos, é uma Organização Social voltada para a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar. A Prefeitura de Uberaba assinou no ano passado, contrato de gestão do Hospital Regional José Alencar e das UPAs São Benedito e Mirante, com a associação.

No requerimento protocolado na Comissão de Saúde da Câmara, Franco Cartafina (PRB-MG) cobra do prefeito a prestação de contas da Pró-Saúde e a cópia do contrato celebrado entre o município e a entidade. No mesmo documento, os vereadores que fazem parte da Comissão de Saúde da Casa questionam o número de funcionários contratados por meio de processos seletivos, a quantidade de servidores que já trabalhavam nos locais e que foi reaproveitada, e também a forma de contratação dos médicos. O documento deixa claro que “é dever do Poder Legislativo fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, incluídos os da Administração Indireta”.

Segundo o vereador do PRB, mesmo depois da contratação da Pró-Saúde, o setor continua gerando várias reclamações entre seus usuários. “Durante a análise e aprovação do projeto sobre a terceirização da saúde, foi firmado compromisso de prestação de contas pela entidade. Temos que acompanhar de perto o que acontece na saúde de Uberaba, para que possamos detectar se essa é mesmo a melhor alternativa de aprimoramento dos serviços nesse setor. Não agüento mais receber reclamações da população”, concluiu Cartafina.

A Comissão de Saúde da Câmara é formada por Marcelo Machado Borges (presidente); Ismar Vicente dos Santos (relator); Franco Cartafina (vogal) e Cléber Humberto de Sousa Ramos (suplente).

Texto e foto: Decom / câmara municipal de Uberaba
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!