Paulo Baltazar propõe criação do Observatório do Emprego em Volta Redonda

Paulo Baltazar propõe criação do Observatório do Emprego em Volta Redonda

Ferramenta fará o mapeamento da real situação do emprego na cidade e disponibilizará dados atualizados e gratuitos à população

 

Volta Redonda (RJ) – Está em discussão na Câmara Municipal de Volta Redonda um projeto de lei do vereador Paulo Baltazar (PRB-RJ), que institui o Observatório do Trabalho e Emprego no município. O objetivo é formar um grupo de especialistas dos setores mais estratégicos do mercado de trabalho e da formação profissional, para analisar a dinâmica das contratações e demissões.

O projeto, segundo o vereador, vai orientar o poder público na garantia de formação tecnológica da população de acordo com as áreas nas quais o trabalhador terá mais chance de ser contratado. O Observatório do Emprego fará o mapeamento da real situação do emprego formal (carteira assinada) na cidade de Volta Redonda, disponibilizando dados atualizados sobre o trabalho informal e empreendedorismo.

Para o vereador, a proposta ajudará na qualificação e na garantia de emprego. “Algumas profissões ganham mais destaque na indústria ou no comércio, por exemplo, e contratam mais do que outras. A população precisa ter acesso de forma gratuita aos cursos que preparam para atividades que mais contratam. Temos que ter orientação do observatório para que a os gestores desta área tenham informações técnicas que vão ajudar diretamente o cidadão”, afirma Baltazar.

Outra função da proposta é a intermediação da mão-de-obra. Isso se dará quando empresários e investidores poderão solicitar aos gestores a formação para uma atividade profissional que falta no mercado.

Se aprovado, o Observatório do Trabalho e Emprego será composto por representantes dos Sindicatos da região, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SEBRAE, SENAT), FAETEC, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), além dos setores público e acadêmico de forma voluntária.

Segundo Baltazar, o projeto não vai gerar despesas ao município e o grupo terá, sob coordenação dos acadêmicos, a função de produzir boletins periódicos sobre os dados coletados junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Dados

Segundo dados do Caged, o mercado de trabalho em Volta Redonda, cidade com 250 mil habitantes, vive um dos piores momentos. Entre janeiro e março deste ano, houve 3.184 demissões a mais do que admissões na cidade. A situação só esteve perto disso em 2006, quando o primeiro trimestre terminou com 3.160 demissões a mais do que admissões. Em março, por exemplo, Volta Redonda teve 863 demissões a mais do que contratações, sendo 626 na área de serviços. A indústria fechou  211 postos de empregos. Já o comércio apresentou saldo positivo de 32 vagas.

Baltazar, que é pré-candidato á prefeitura de Volta Redonda, defende que o projeto Observatório do Trabalho e Emprego vai melhorar as politicas públicas e garantir mais emprego e acesso da população à formação tecnológica.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Ascom – vereador Paulo Baltazar
Foto:José Muniz

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest