Alex Matos quer barrar aumento da cobrança de água em Barra do Garças (MT)

Vereador Alex Matos quer barrar aumento da tarifa de esgoto em Barra do Garças (MT)

Vereador do PRB e demais pares estão coletando assinatura por meio de petição on-line para barrar aumento da taxa de esgoto no município

Publicado em 21/10/2017 - 00:00

Vereador Alex Matos quer barrar aumento da tarifa de esgoto em Barra do Garças (MT)
“Diante da crise que atravessamos hoje e Barra do Garças ser uma cidade com renda per capita baixa, é inadmissível arcar com um percentual de 80%”, disse Alex Matos

Barra do Garças (MT) – O vereador Alex Matos (PRB) e demais vereadores estão colhendo assinaturas, por meio de petição online, para revogar decreto do Poder Executivo que elevou de 65% para 80% o valor da tarifa referencial de esgoto (TRE) cobrado pela empresa Águas de Barra do Garças, concessionária do sistema de água e esgoto no município. A meta, segundo o parlamentear, é reunir cinco mil assinaturas e enviar o documento ao prefeito Beto Farias (PMDB) como subsídio para que ele possa renegociar com a empresa a redução do valor para os consumidores.

Segundo o republicano, o reajuste tinha sido concedido para atender dispositivo contratual pelo fato da concessionária ter cumprido a meta de 75% de cobertura do esgoto na cidade, fixada até dezembro de 2016. Contudo, os parlamentares enfatizam que está havendo um desequilíbrio econômico ao consumidor. “Queremos dar respaldo ao prefeito para que a tarifa seja reduzida. Diante da crise que atravessamos hoje e Barra do Garças ser uma cidade com renda per capita baixa, é inadmissível arcar com um percentual de 80% sobre a tarifa referencial de água. É preciso que haja um equilíbrio para ambos os lados”, disse Alex Matos.

Além da revogação do decreto, os parlamentares pretendem solicitar Perícia Oficial e identificação técnica (Politec) para levantar se a Águas de Barra do Garças está cumprindo com o percentual de 75% de cobertura da rede de coleta e tratamento de esgoto na cidade para exigir o reajusta no valor da TRE.

O decreto foi assinado pelo prefeito em fevereiro deste ano, porém, foi revogado em março, mas por força do contrato de concessão do sistema de água e esgoto, voltou a vigorar em junho. 

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend