Valdemir Soares propõe playground público para crianças com deficiência em Curitiba

 

Valdemir Soares propõe playground público para crianças com deficiência em Curitiba

De acordo com Valdemir Soares, somente o parque infantil do Passeio Público tem brinquedos adaptados.

 

Curitiba (PR) – A implantação ou adaptação de playground público para crianças com deficiência está entre as emendas apresentadas pelo vereador Valdemir Soares (PRB-PR) à Lei Orçamentária Anual 2016, que deve começar a ser votada na próxima segunda-feira (7). Diversas regiões de Curitiba foram sugeridas pelo parlamentar que defende a aplicação do dinheiro público em ações que beneficiem a população sem margem para questionamentos ou ofensas, motivo pelo qual criticou duramente a campanha publicitária pelo “fim dos privilégios a deficientes”, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD).

O republicano propôs as emendas que contemplam as pessoas com necessidades especiais para que o Parque Barigui, Parque Tingui, Parque Barreirinha, Parque São Lourenço, Praça Osório, Praça da Ucrânia, Praça Oswaldo Cruz, Praça Eppinghauss, Praça Nossa Senhora da Salete e Jardim Botânico recebam os equipamentos para que as crianças com deficiência possam divertir-se com a maior autonomia possível. De acordo com Valdemir Soares, somente o parque infantil do Passeio Público tem brinquedos adaptados para crianças com deficiência. No local, há um balanço adaptado para cadeira de rodas – doado pelo Rotary Club – e um jogo da velha para deficientes visuais.

Campanha publicitária

Sobre a revelação da autoria dos polêmicos outdoors distribuídos pela capital que falavam no fim dos privilégios das pessoas com deficiência e que não era real, mas uma peça publicitária realizada pelo CMDPcD, o vereador do PRB sustentou, durante sessão plenária de quarta-feira (2), que os vereadores deveriam ter sido avisados. Ele defendeu que a repercussão na imprensa nacional não será necessariamente positiva.: “Tem muita gente ofendida. Não tem essa história de ‘ofendeu, mas deu resultado’. Dinheiro público não pode ser usado para ofender, só para promover”, disse.

“Quero saber quanto estamos pagando por esta campanha. Não tem dinheiro para roçar, fazer a coleta de lixo, tapar buracos, fazer atendimentos em comunidades terapêuticas, mas tem verba para gastar em uma campanha de extremo mau gosto”, acrescentou Valdemir, que assinou junto com outros vereadores, pedido de informações oficiais sobre a campanha, no qual é questionado o valor gasto, a origem dos dentre outras perguntas.

Projetos de lei: pessoas com deficiência

Valdemir Soares também é autor do projeto de lei que determina a instalação de piso tátil ao redor de postes, lixeiras, telefones públicos (“orelhões”) e quaisquer equipamentos públicos que sejam obstáculos ao tráfego de pessoas com deficiência visual. Segundo ele, o piso tátil também marcaria, nas calçadas, a localização da faixa de pedestres. Na justificativa, ele argumenta que são frequentes os acidentes envolvendo pessoas com deficiência visual que se chocam com postes e outros equipamentos sem sinalização especial. “Os legisladores tem o dever de zelar pela integração social desses cidadãos”, destaca o republicano.

Ele também assina a autoria do projeto de lei, que já foi aprovado e obriga atendimento especial às pessoas com deficiência visual nos hipermercados, supermercados e estabelecimentos semelhantes de Curitiba, assim como e do que torna obrigatório o fornecimento de cadeiras de rodas para deficientes físicos em shopping centers; que completou 14 anos em novembro. Outra iniciativa do vereador, propõe adaptações no site da Casa Legislativa para navegação de deficientes físicos e visuais com total acesso ao conteúdo sem dificuldades.“As transmissões ao vivo das sessões plenárias não podem ser acompanhadas por deficientes auditivos, por exemplo”, defende o vereador do PRB.

Além dos projetos, Valdemir Soares também encaminhou à Urbanização S/A (URBS), responsável pela administração do transporte público, pedido oficial pela instalação de rampa ou elevadores para cadeirantes em duas estações-tubo do bairro Capão da Imbuia. O requerimento 043.00174.2015 é para instalação no ponto de parada de ônibus biarticulados Delegado Amazor Prestes, e o cadastrado com o número 043.00175.2015 é para estação-tubo Urbano Lopes, ambos localizados na avenida Presidente Affonso Camargo.

Nas duas solicitações, o republicano afirma que a legislação federal garante às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida o direito de acesso a todos os lugares e aponta que a lei não está sendo cumprida integralmente em Curitiba “já que não há rampa ou plataforma elevatória, dificultando o acesso ao local por cadeirantes e idosos”. Para ele, as estações-tubo são cartões-postais da cidade, mas perdem o prestígio pelas falhas na funcionalidade. “Para quem não conhece, é bonito de ver um dos símbolos do transporte coletivo de Curitiba, mas é muito complicado para o deficiente físico ou o idoso que precisa se deslocar a partir de um tubo que não tem acessibilidade”, critica o parlamentar.

Texto: Ascom – vereador Valdemir Soares
Foto: CMC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest