Valdemir Soares comemora aprovação do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência

valdemir-soares-prb-comemora-aprovacao-do-conselho-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia-foto-divulgacao-04-11-2014

A norma que revoga a Lei Municipal 8.126/1993, vai deliberar e fiscalizar as ações de promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

 

Curitiba (PR) – O vice-presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade, vereador Valdemir Soares (PRB-PR) comemorou a aprovação de uma proposta que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD). A norma revoga a Lei Municipal 8.126/1993 (política municipal voltada aos interesses da pessoa com deficiência) e vai deliberar e fiscalizar as ações de promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

O colegiado terá a função de acompanhar a elaboração do planejamento orçamentário municipal e de leis atinentes a essa população, de receber denúncias ou representações sobre o desrespeito aos direitos assegurados por lei, e de convocar a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O órgão será composto por 18 membros: nove representantes do poder público, seis ligados às entidades ou organizações que atuam na defesa ou no atendimento da PcD, e três pessoas com deficiência. Cada vaga terá um titular e um suplente. O mandato é de dois anos e a eleição do presidente e vice-presidente respeitará a alternância entre as representações. A participação no conselho não será remunerada.

“O plenário foi unânime e com muito trabalho Curitiba vai ser modelo em acessibilidade. É extremamente pontual e necessária a participação da Comissão de Acessibilidade neste processo. Propomos, ainda, o aumento de recursos de 5% para 10% o percentual mínimo de repasse da arrecadação bruta do EstaR (Estacionamento Regulamento) para o Fundo de Apoio ao Deficiente (FAD). É importante que a comissão, pela responsabilidade que tem, participe da adequação deste conselho, para a execução desta lei”, disse o parlamentar.

Texto: Ascom – vereador Valdemir Soares, com informações da Câmara Municipal de Curitiba
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!