Valdemir Soares comemora aprovação do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência

valdemir-soares-prb-comemora-aprovacao-do-conselho-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia-foto-divulgacao-04-11-2014

A norma que revoga a Lei Municipal 8.126/1993, vai deliberar e fiscalizar as ações de promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

 

Curitiba (PR) – O vice-presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade, vereador Valdemir Soares (PRB-PR) comemorou a aprovação de uma proposta que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD). A norma revoga a Lei Municipal 8.126/1993 (política municipal voltada aos interesses da pessoa com deficiência) e vai deliberar e fiscalizar as ações de promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

O colegiado terá a função de acompanhar a elaboração do planejamento orçamentário municipal e de leis atinentes a essa população, de receber denúncias ou representações sobre o desrespeito aos direitos assegurados por lei, e de convocar a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O órgão será composto por 18 membros: nove representantes do poder público, seis ligados às entidades ou organizações que atuam na defesa ou no atendimento da PcD, e três pessoas com deficiência. Cada vaga terá um titular e um suplente. O mandato é de dois anos e a eleição do presidente e vice-presidente respeitará a alternância entre as representações. A participação no conselho não será remunerada.

“O plenário foi unânime e com muito trabalho Curitiba vai ser modelo em acessibilidade. É extremamente pontual e necessária a participação da Comissão de Acessibilidade neste processo. Propomos, ainda, o aumento de recursos de 5% para 10% o percentual mínimo de repasse da arrecadação bruta do EstaR (Estacionamento Regulamento) para o Fundo de Apoio ao Deficiente (FAD). É importante que a comissão, pela responsabilidade que tem, participe da adequação deste conselho, para a execução desta lei”, disse o parlamentar.

Texto: Ascom – vereador Valdemir Soares, com informações da Câmara Municipal de Curitiba
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest