Um partido com fome de poder servir ao povo

Jantar informal reúne parlamentares e prefeitos republicanos em Brasília

Publicado em 30/1/2013 - 00:00

30_1_13_destaque03_df_jantar_com_prefeitos_brasilia001
Para o presidente da FRB, Joaquim Mauro da Silva, o encontro foi excelente, embora feito de improviso

Brasília (DF) – “O PRB tem fome de poder. De poder servir ao povo”, a frase do prefeito de Montes Claros (MG), Ruy Muniz, representando os demais chefes dos executivos municipais presentes no jantar oferecido em parceria pela Fundação Republicana Brasileira e a direção nacional do PRB, deu o tom do encontro que reuniu ainda secretários de governo e parlamentares, além de assessores. Para o presidente da FRB, Joaquim Mauro da Silva, o encontro foi excelente, embora feito de improviso. “Acionamos assessores e parlamentares e conseguimos contatar alguns dos chefes de executivos locais presentes no Encontro Nacional dos Prefeitos, em Brasília. Outros, até pela agenda apertada, não puderam vir. Mas o mais importante é a oportunidade de mostrar a esses representantes que eles podem contar com um porto seguro em Brasília e que aqui, na capital da república, eles têm uma casa”, afirmou Joaquim Mauro, adiantando que outros encontros similares deverão acontecer em breve, “sempre aproveitando a presença dos prefeitos e de integrantes de suas administrações na capital da república”.

Por compromissos agendados anteriormente ao evento, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, não pôde comparecer ao jantar. Mas fez questão de encaminhar uma mensagem parabenizando os prefeitos recém-eleitos e manifestando a expectativa de que todos tenham excelentes administrações. “Particularmente, espero que cuidem muito bem da “res pública”, da “coisa pública”, exercendo seus mandatos com ética, com transparência, com coerência em relação às propostas apresentadas no processo eleitoral e, sobretudo, buscando fazer o melhor não só para as pessoas que acreditaram neles depositando os votos, mas para todos os cidadãos que viverão, no mínimo por quatro anos, sob os efeitos de seus mandatos”.

O novo líder do PRB na Câmara dos Deputados, George Hilton (MG), representando toda a bancada republicana, aproveitou para destacar a importância desse tipo de aproximação entre os municípios e os parlamentares federais, mas ao mesmo tempo chamou a atenção para o tamanho do desafio que os novos prefeitos terão. “Muitos dos municípios estão em situação precária, sem verba para pagar suas contas essenciais. Esse tipo de situação via exigir empenho, criatividade e muita firmeza. Mas é nesse momento, o de dificuldades, que separamos os capazes dos medíocres. Que temos a oportunidade de mostrar o modo diferente de fazer política proposto pelo PRB”, destacou o parlamentar mineiro.

Representando o Maranhão, onde o PRB elegeu a segunda maior bancada de prefeitos no estado, o deputado federal Cleber Verde, fez questão de agradecer a confiança que os recém-empossados tiveram ao ingressar no PRB, assim como os novos filiados. “Sabemos que todo ato de filiação é um gesto de confiança individual. A mesma liberdade que os senhores e os filiados de sua cidade tiveram para escolher o PRB com o partido foi dada pela direção nacional para que os senhores montassem suas coligações respeitando as especificidades locais. Esse é o espírito do PRB. Um partido que não tem caciques, mas que está aberto a colaborações que tenham como meta o respeito ao cidadão e a coisa pública”.

Antes de passar a palavra aos demais prefeitos, o presidente da Fundação destacou ainda a importância de ter um ministro do partido e o compromisso de Marcelo Crivella em atender a todos os prefeitos que o procurarem no Ministério da Pesca e Aquicultura. “Infelizmente o ministro Crivella não pôde estar presente, também por problemas da agenda, mas os senhores não terão dificuldades em ter contato pessoal com ele. Esse é o espirito do PRB, manter a humildade e o compromisso independentemente de status ou do poder”, afirmou Joaquim Mauro, adiantando que os prefeitos teriam uma palestra com o ministro sobre os programas da pasta no dia seguinte ao evento.

Texto: Paulo Gusmão / Agência PRB Nacional
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend