Tiago Ilha assina pedido para que comissão analise fala de vereadora sobre nordestinos

Tiago Ilha assina pedido para que comissão analise fala de vereadora sobre nordestinos

Durante a sessão de segunda-feira (22), vereadora Eleonora Broilo (PMDB) disse que os nordestinos “sabem muito bem se unir, sim, para roubar”

Publicado em 25/5/2017 - 00:00

Tiago Ilha assina pedido para que comissão analise fala de vereadora sobre nordestinos
Vereadores protocolaram pedido para instaurar Comissão Temporária de Ética

Farroupilha (RS) – O vereador Tiago Ilha (PRB) e mais seis vereadores de Farroupilha protocolaram na tarde de terça-feira (23), pedido de instauração de comissão de Ética para discutir possíveis punições à vereadora Eleonora Broilo (PMDB), por declarações em relação aos nordestinos na sessão da segunda-feira (22), na câmara municipal.

O requerimento foi assinado pelos vereadores Tiago Ilha (PRB), Odair Sobierai (PSB), ALberto Maioli (Rede), Aldair Toffanin (PDT), Thiago Brunet (PDT), Raul Herpich (PDT) e Sandro Trevisan (PSB). O documento foi protocolado junto ao presidente da câmara, vereador Fabiano Picolli (PT).

Logo após discurso da vereadora Eleonora na sessão do dia 22/05, o vereador Tiago Ilha, contestou a fala da mesma e pediu mais respeito com o povo nordestino. “Eu imagino que a Dra. Eleonora deve ter se enganado nas palavras, por que eu não admito que use um comentário tão infeliz e preconceituoso como usou, dizendo que nordestino só sabe é roubar. O povo nordestino merece ser respeitado, como o povo gaúcho, o povo brasileiro”, disse Ilha.

A fala que provocou a contestação de Ilha foi proferida pela vereadora Eleonora minutos antes na mesma sessão: “Eu acho que os nordestinos sabem muito bem se unir, sim, para roubar. Eles sabem ganhar propina. Eu acho que eles sabem se unir para aumentar a corrupção. Isso eu acho que eles são donos. Isso eu concordo plenamente. Talvez até eles não saibam nem falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha”, declarou a vereadora em plenário.

O assunto teve repercussão na mídia nacional e nas redes sociais. Milhares de pessoas manifestaram-se contra a atitude da vereadora, o que motivou a instauração da Comissão de Ética, afim de respaldar a manifestação popular.

O requerimento é amparado pelo Art. 57, subseção III do Regimento Interno da Câmara de vereadores de Farroupilha.

Texto e foto: Ascom – PRB Farroupilha
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend