Projeto de Tânia Bastos que aumenta segurança em salões de beleza vira lei no RJ

22_07_13_destaque03_tania_bastos_tem_projeto_de_lei_aprovado

Segundo a parlamentar, a Lei irá garantir a saúde tanto dos profissionais quanto dos clientes desses estabelecimentos

Rio de Janeiro (RJ) – O projeto de Lei nº 1466/2012, de autoria da vereadora Tânia Bastos (PRB), foi sancionado pelo prefeito Eduardo Paes e se transformou na Lei nº 5.599/2013. A nova lei determina um conjunto de procedimentos de segurança que devem ser adotados nos estabelecimentos de beleza. Segundo a nova lei, os salões, clínicas e afins, que no município prestam o serviço da manicure e pedicure, deverão usar obrigatoriamente luvas, fornecidas pelo estabelecimento, garantindo a segurança e saúde de todos.

Além disso, os profissionais somente devem trabalhar com materiais em número suficiente ao quantitativo de atendimentos, descartáveis, de uso único, portanto, trocados a cada cliente, como luvas, lixas, espátulas, palitos e materiais esterilizáveis, como alicates de unha e de cutícula.

O texto da Lei nº 5.599/2013 também prevê que os materiais esterilizáveis devam ser submetidos a reprocessamento por esterilização pelo método de calor úmido antes de serem ofertados ao atendimento, em equipamentos específicos, seguindo as etapas de lavagem com água e sabão auxiliada por fricção com escova de cerdas rígidas, enxágue, secagem, divisão em kits individualizados e embalagem em invólucro próprio, e estabelece como facultativo aos estabelecimentos o uso de toalhas de papel descartáveis para os serviços de manicure e pedicure. Quem optar pelo uso de toalhas de tecido deve realizar os processos de lavagem e desinfecção, trocando-as a cada cliente.

Segundo a parlamentar, a Lei irá garantir a saúde tanto dos profissionais quanto dos clientes desses estabelecimentos. “Muitas pessoas não prestam atenção nos cuidados de higiene que os comércios devem ter, por isso, esta Lei 5.599/2013 é fundamental para prevenir problemas de saúde, já que a má higiene pode causar desde micoses até doenças graves, como a hepatite C, por isso, elaborei este projeto de lei e estou muito feliz com a sanção dele”, concluiu Tânia Bastos.

Texto e fotos: Ascom – vereadora Tânia Bastos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!