Projeto de Tânia Bastos que aumenta segurança em salões de beleza vira lei no RJ

22_07_13_destaque03_tania_bastos_tem_projeto_de_lei_aprovado

Segundo a parlamentar, a Lei irá garantir a saúde tanto dos profissionais quanto dos clientes desses estabelecimentos

Rio de Janeiro (RJ) – O projeto de Lei nº 1466/2012, de autoria da vereadora Tânia Bastos (PRB), foi sancionado pelo prefeito Eduardo Paes e se transformou na Lei nº 5.599/2013. A nova lei determina um conjunto de procedimentos de segurança que devem ser adotados nos estabelecimentos de beleza. Segundo a nova lei, os salões, clínicas e afins, que no município prestam o serviço da manicure e pedicure, deverão usar obrigatoriamente luvas, fornecidas pelo estabelecimento, garantindo a segurança e saúde de todos.

Além disso, os profissionais somente devem trabalhar com materiais em número suficiente ao quantitativo de atendimentos, descartáveis, de uso único, portanto, trocados a cada cliente, como luvas, lixas, espátulas, palitos e materiais esterilizáveis, como alicates de unha e de cutícula.

O texto da Lei nº 5.599/2013 também prevê que os materiais esterilizáveis devam ser submetidos a reprocessamento por esterilização pelo método de calor úmido antes de serem ofertados ao atendimento, em equipamentos específicos, seguindo as etapas de lavagem com água e sabão auxiliada por fricção com escova de cerdas rígidas, enxágue, secagem, divisão em kits individualizados e embalagem em invólucro próprio, e estabelece como facultativo aos estabelecimentos o uso de toalhas de papel descartáveis para os serviços de manicure e pedicure. Quem optar pelo uso de toalhas de tecido deve realizar os processos de lavagem e desinfecção, trocando-as a cada cliente.

Segundo a parlamentar, a Lei irá garantir a saúde tanto dos profissionais quanto dos clientes desses estabelecimentos. “Muitas pessoas não prestam atenção nos cuidados de higiene que os comércios devem ter, por isso, esta Lei 5.599/2013 é fundamental para prevenir problemas de saúde, já que a má higiene pode causar desde micoses até doenças graves, como a hepatite C, por isso, elaborei este projeto de lei e estou muito feliz com a sanção dele”, concluiu Tânia Bastos.

Texto e fotos: Ascom – vereadora Tânia Bastos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest