Tânia Bastos promove debate sobre o autismo na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

O objetivo foi analisar e refletir sobre as providências que vem sendo tomadas para tornar a sociedade mais inclusiva

Publicado em 17/5/2017 - 00:00

O objetivo foi analisar e refletir sobre as providências que vem sendo tomadas para tornar a sociedade mais inclusiva

Rio de Janeiro (RJ) – A Câmara Municipal do Rio de Janeiro realizou, nesta segunda-feira (15), a audiência pública “Autismo: Desenvolvimento Biopsicossocial”, que foi mediada pela vereadora Tânia Bastos (PRB). O objetivo foi analisar e refletir sobre as providências que vem sendo tomadas para tornar a sociedade mais inclusiva. Durante o evento, os intérpretes e compositores do samba dos autistas “Sou um artista de um mundo solitário” foram homenageados com Moções de Louvor e Reconhecimento.

tania-bastos-prb-promove-debate-sobre-o-autismo-na-camara-municipal-do-rio-de-janeiro-foto-cedida-17-05-17-02Tânia Bastos explicou que vem se empenhado para defender esta causa. “Sabemos que estas pessoas carecem de atenção especial por conta da precariedade e ineficiência dos serviços oferecidos pelos órgãos públicos. Com relação a legislação, eu mesma sou autora de pelo menos sete leis que beneficiam estas pessoas. Entre elas, inclui diagnóstico precoce; atendimento multiprofissional; acesso à educação e ao mercado de trabalho. Há muitas discussões com relação ao tema. Por isso, eu digo que nossos esforços serão em vão se não conseguirmos conscientizar a população sobre a importância de saber identificar e respeitar estas pessoas”, ressaltou a parlamentar que não deixou de citar o apoio do prefeito para que as leis que beneficiam a classe sejam cumpridas.

tania-bastos-prb-promove-debate-sobre-o-autismo-na-camara-municipal-do-rio-de-janeiro-foto-cedida-17-05-17-03O homenageado Ito Melodia vem apoiando projetos sociais há mais de dez anos. E agora, abraçando a causa do autismo, usou a sua vocação sublime para dar esplendor à vida destas pessoas especiais, compondo em parceria com Gugu das Candongas, também homenageado, o samba dos autistas. Michele idealizou o projeto cultural Concerto Azul que promove a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas performances de arte e música. “Um trabalho extraordinário que eu mesma presenciei”, foi como a vereadora descreveu a sua admiração ao projeto da musicoterapeuta.

No Brasil, não há estatísticas a respeito do número de autistas que temos no país. Contudo, estima-se que exista pelo menos um milhão de pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA). “Nós não podemos mais fechar os olhos para esta causa. Chegou a hora de encontrarmos maneiras de ultrapassar as barreiras que impedem a inclusão dos autistas na nossa sociedade”, concluiu Tânia Bastos.

tania-bastos-prb-promove-debate-sobre-o-autismo-na-camara-municipal-do-rio-de-janeiro-foto-cedida-17-05-17-04Entre os convidados, o subsecretário da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, Marcos Geraldo Nogueira Pinto; o neuropediatra João Gabriel da Rocha; a Dra. Laura Sarmento representando o Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi); a neuropsicopedagoga Rosângela da Silva Paris; Cristiane Botelho de Lima, Elemento de Acompanhamento do Instituto Helena Antipoff (RJ); e a musicoterapeuta Michele Senra que também foi homenageada com uma Moção de Louvor e Reconhecimento pelo seu trabalho relevante direcionado à causa do autismo.

Texto: Letícia Namorato/ Ascom – vereadora Tânia Bastos
Fotos: André Barbosa

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend