Tânia Bastos pede apoio para mulheres taxistas

Tânia Bastos pede apoio para mulheres taxistas

Republicana é presidente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher da Câmara do Rio

 

Rio de Janeiro (RJ) – A vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) participou da audiência pública que discutiu a proposta orçamentária do órgão para 2014 (Projeto de Lei nº 488/2013) e o plano plurianual para o quadriênio 2014/2017 (Projeto de Lei nº 390/2013). Compareceu à audiência o secretário municipal de transportes, Carlos Roberto Osório,

Durante o encontro convocado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara, Tânia Bastos fez o uso da palavra para parabenizar a equipe técnica da Secretaria pelo decreto de nº 37802, que regulamenta o Serviço de Transporte de Passageiros Complementar Comunitário do Município do Rio de Janeiro, “Cabritinho” – STPC, nos Complexos do Alemão e da Penha.

Em seguida, a parlamentar destacou o projeto de lei de iniciativa dela para assegurar que no mínimo 20% das permissões concedidas pelo Executivo sejam destinadas às mulheres taxistas e apresentou as representantes do movimento “Operação Mulheres Taxistas – Eu apoio”, que distribuíram camisetas para as autoridades presentes.

Presidente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher da Câmara do Rio, a vereadora Tânia Bastos sugeriu que o projeto Ufa! (Unidade Fornecedora de Alívio), que instala mictórios públicos e gratuitos para pedestres pelas ruas da cidade, também contemplem as mulheres.

“Temos muitas mulheres que trabalham como motoristas e cobradoras e elas precisam de um espaço exclusivo para elas também. Seria importante que houvesse banheiros químicos nos terminais de ônibus”, observou Tânia Bastos.

Em resposta às observações da parlamentar, o secretário Carlos Osório afirmou que a Prefeitura levou seis meses elaborando a regulamentação do Serviço de Transporte de Passageiros Complementar Comunitário do Município do Rio de Janeiro, “Cabritinho”- STPC, nos Complexos do Alemão e da Penha. Segundo ele, o prefeito Eduardo Paes recomendou que as comunidades com UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) sejam as primeiras a serem beneficiadas.

“Escolhemos começar pelos Complexos do Alemão e da Penha, pois a Prefeitura do Rio já tinha concedido autorizações temporárias para o serviço. A partir de agora teremos 30 dias para encerrar a parte administrativo e 60 dias para começar a implementar o validador. A partir de agora é trabalho, trabalho e trabalho”, disse Osório.

Sobre o movimento “Operação Mulheres Taxistas – Eu apoio”, o secretário se comprometeu em receber o grupo e afirmou que a Secretaria Municipal de Transportes tem tido resultados excelentes com as mulheres motoristas. Osório também disse que já existe uma versão feminina dos banheiros Ufa! e que será instalado futuramente.

Após a sessão plenária, a vereadora Tânia Bastos levou as representantes do grupo “Operação Mulheres Taxistas – Eu apoio” para conhecer o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Jorge Felippe (PMDB).

Texto e foto: Ascom – vereadora Tânia Bastos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest