Tânia Bastos participa da II Caminhada pela Conscientização do Autismo

Tânia Bastos participa da II Caminhada pela Conscientização do Autismo

Segundo a vereadora, a expectativa é que em até dois anos toda a rede municipal de saúde esteja pronta para prestar o atendimento às pessoas com autismo.


Rio de Janeiro (RJ) –
 A vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) participou, no último domingo (12), da caminhada em prol da conscientização do Autismo, na Praia da Bica, na Ilha do Governador, zona Norte do Rio de Janeiro. O evento, alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril) contou com a participação de mais de duas mil pessoas.

De acordo com o Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), o número de pessoas atingidas cresce cada vez mais. Em 1990, era um caso para cada 2,5 mil crianças nascidas. Atualmente a estimativa é de uma criança para cada 88 nascidas (números americanos). No Brasil, não há estatística oficial, mas levantamentos apontam que são dois milhões de autistas no país.

Para a integrante do “Grupo de Pais CompartIlha”, Elaine Brandão, o objetivo do movimento é chamar a atenção da sociedade civil e autoridades para garantir os direitos e informar a população sobre os sintomas do transtorno. “Meu filho era uma criança normal e, por volta de um ano e sete meses, ele começou a regredir na linguagem. Ele se fazia de surdo, começou a andar na ponta dos pés e eu não conseguia enxergar que ele tinha um problema. Sabemos que o diagnóstico precoce é essencial para o desenvolvimento do autista, por isso, nós focamos neste trabalho de divulgação do transtorno”, contou.

Considerada a madrinha do Autismo, a vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ), destacou os avanços das políticas públicas. “Hoje estamos vivendo um momento histórico, pois a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro começou a capacitar os profissionais da Clínica da Família Assis Valente e também implementou o protocolo de atendimento para diagnosticar e tratar o autismo. A expectativa é que em até dois anos toda a rede de saúde esteja pronta para prestar o atendimento. Isso é fruto da parceria entre a sociedade civil, que se mobiliza através destes movimentos, da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura do Rio. Somente trabalhando em conjunto poderemos continuar conquistando serviços públicos de qualidade”, explicou Tânia.

O evento contou com o apoio da Prefeitura do Rio, Subprefeitura da Ilha, Aguadeiros da Cedae, Guarda Municipal, PM, Bombeiros, professores e alunos da Unisuam, equipe de capoeira do mestre Huck, Associação de Ciclistas da Ilha, 11ª Coordenadoria de Educação, entre outros.

Texto: Vanessa Santana / Ascom – vereadora Tânia bastos
Foto: André Barbosa
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest