Tânia Bastos destaca avanço das pesquisas sobre o autismo e reivindica a implementação de serviços básicos

Tânia Bastos destaca avanço das pesquisas sobre o autismo e reivindica a implementação de serviços básicos

Para a republicana, o poder público precisa acelerar quando o assunto é o transtorno.

 

Rio de Janeiro (RJ) – A vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) destacou os avanços das pesquisas relacionadas ao autismo. Na Califórnia, um grupo estuda um medicamento que promete reverter o transtorno.

No Brasil, especialistas da Universidade de São Paulo deram um passo importante no tratamento do autismo. A equipe brasileira analisou mais de mil pacientes no Instituto de Biociências da USP. Com o material retirado de um dente de leite de um paciente autista, que serviu de base para a pesquisa, publicada em uma das principais revistas científicas do mundo, a equipe da geneticista Karina Oliveira identificou uma mutação em um gene chamado TRPC6.

Com a ajuda de equipes de universidades americanas, as células do dente foram transformadas em neurônios. Em um deles foi inserido um gene TRPC6 normal. Os sintomas do autismo desapareceram. Ao mesmo tempo, o funcionamento do gene foi bloqueado em um neurônio normal, de outra pessoa. O resultado foi o oposto. Esse neurônio começou a apresentar características de autismo.

O passo seguinte seria desenvolver ou identificar uma droga, um medicamento que pudesse produzir em pacientes o mesmo efeito já obtido em laboratório. A boa surpresa foi descobrir que não apenas essa substância já existe, como está associada à medicina popular. A hiperforina é encontrada na erva de São João, indicada para o tratamento de depressão. Aplicada em laboratório, a hiperforina também conseguiu corrigir neurônios com autismo.

Segundo a vereadora Tânia Bastos, o poder público precisa acelerar quando o assunto é o transtorno. “Estamos caminhando e empenhados em descobrir a cura do autismo. O mundo inteiro estuda o tema, mas, infelizmente, não conseguimos garantir os direitos mais básicos destas pessoas”, afirmou.

 

Leis sobre o autismo da vereadora Tânia Bastos

A parlamentar é autora da Lei nº 5749/2014, que institui programas e diretrizes que promovam a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Município. Também é dela a de nº 5.657/2013, que inclui o Dia Municipal de Conscientização do Autismo no Calendário Oficial da Cidade.  A republicana também é autora da Lei nº 5.389/2012, que dispõe sobre a divulgação da identificação do autismo infantil através de material impresso na cidade do Rio de Janeiro.

 

Texto e foto: Ascom – vereadora Tânia Bastos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest