Sistema de radiofrequência em ônibus de transporte coletivo poderá auxiliar cegos

6_03_13_destaque05_mg_sistema_radiofrequencia_onibus_ajuda_deficiente_visual001

 

Belo Horizonte (MG) – Uberlândia pode se tornar o próximo município a instalar nos ônibus de transporte coletivo o sistema de radiofrequência que auxilia pessoas cegas a embarcar nos veículos com total autonomia. Até agora, dois municípios de São Paulo, Limeira e Jaú; e Araucária, no Paraná, implantaram o sistema denominado DPS 2000. O superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana de Uberlândia, José Antônio Leandro (PRB), esteve em Belo Horizonte esta semana para se reunir com o diretor da empresa que fornece o sistema, Adriano Assis, e discutir a possibilidade de implantação de um projeto piloto em Uberlândia.

“Depois dessa reunião irei apresentar o projeto para a secretária de Governo de Uberlândia no mais tardar até amanhã e, a partir daí, iremos marcar uma reuniãocom o prefeito”, disse José Antônio, acrescentando que o prefeito Gilmar Machado, já sabe do projeto, que será implantado assim que o sistema seja aprovado.  Entre as discussões está a parte financeira de instalação. O sistema trabalha com dois aparelhos, um transmissor que fica de posse do cego e custa R$ 400,00 e um receptor no valor de R$ 1.000,00, que deve ser instalado em todos os ônibus do transporte público. Nas três cidades em que o sistema está implantado, as prefeituras custearam tudo.

Como funciona

Através de som, o transmissor emite as linhas e opções disponíveis e o cego vai controlando, por uma tecla móvel, qual opção escolher. Quando o usuário informa alinha, o receptor instalado no veículo recebe o sinal e avisa ao motorista que uma pessoa cega está no próximo ponto e quando o ônibus para, um alto-falante instalado na porta de embarque avisa à pessoa que o ônibus já está no local. O DPS 2000 ganhou, em dezembro de 2012, uma atualização que permite também o seu uso por cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, para solicitar embarque em ônibus com elevador.

Superintendente

O superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana de Uberlândia, Jose Antônio Leandro, é coordenador Regional do PRB do Triângulo e Alto Paranaíba. Ele é responsável pela busca de soluções de acessibilidade e inclusão social da pessoa com deficiência, em cooperação com as demais Secretarias, e as políticas públicas relativas às pessoas com deficiência, propondo a implantação de programas capazes de propiciar a inclusão desse segmento.

Fonte e fotos: Ascom PRB-MG

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest