Setores debatem a situação da cultura em São Leopoldo (RS)

Setores debatem a situação da cultura em São Leopoldo (RS)

Diversos setores culturais participaram.

 

São Leopoldo (RS) – Cerca de 50 pessoas marcaram presença na audiência pública sobre Cultura na cidade gaúcha de São Leopoldo realizada nesta semana. Proposta pelo vereador Armando Motta (PRB-RS), o encontro reuniu lideranças de diversos setores culturais, entre eles, o tradicionalismo, o hip hop, o carnaval, as danças e a internet. Todos com um objetivo em comum: buscar fomentar a cultura como um todo, colaborando para que São Leopoldo desenvolva cada vez mais políticas públicas que possam chegar a maioria dos seus cidadãos.

Na abertura da audiência o vereador Motta agradeceu a presença de todos e salientou a disposição do seu mandato em ser um agente transformador nas questões culturais. “O nosso mandato preza pela qualidade de vida e a cultura é essencial para isto”, afirma.

O patrão do CLTG, Valdenir Lamberti, explanou sobre o Calendário de Eventos Tradicionalistas e falou sobre os seus anseios em que ele possa se concretizar. O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas, Evandro Santos, falou sobre a importância do carnaval enquanto gerador de cultura e de renda para a cidade. Mano Vini, representando a Associação Municipal de Hip Hop destacou a lei que criou a Semana Municipal de Hip Hop e o destaque que a categoria recebe nacionalmente.

Leandro Lautert, representando o Grupo de Artes Nativas Ivi Maraé, pediu por espaços maiores para a cultura em São Leopoldo. “Precisamos criar cidadãos”, clamou. Marguit Kolling, do Sul em Dança, falou sobre o seu incansável trabalho para o desenvolvimento do setor e destacou a enorme cadeia produtiva da cultura.

Gilmar Pinto, vice-patrão do CLTG, trouxe informações sobre a Lei Rouanet e o seu desejo em termos um olhar diferenciado para a cultura. “Precisamos enxergar além do óbvio”, completou.

O Secretário de Cultura e Turismo de São Leopoldo, Francisco Weinamnn, apresentou a estrutura da pasta, respondeu questionamentos e mostrou-se aberto à todas as contribuições apresentadas, salientando o seu desejo em contribuir para a cultura da cidade de uma forma diferente.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Marco Filipin, trouxe informações sobre o conselho e os objetivos dos fóruns e das demais atividades realizadas.

Por fim, o público presente se manifestou, parabenizando o vereador proponente pela coragem e iniciativa e trazendo questionamentos, críticas e sugestões.

Como encaminhamento da audiência o vereador Motta propôs a criação de um Grupo de Trabalho para a elaboração de um calendário municipal de eventos em parceria com a Secretaria de Cultura.

Texto:: Ascom – vereador Armando Motta
Fotos: Wagner Pehls

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest