Setores debatem a situação da cultura em São Leopoldo (RS)

“O nosso mandato preza pela qualidade de vida e a cultura é essencial para isto”, afirmou Armando Motta.

Publicado em 8/11/2014 - 00:00

Setores debatem a situação da cultura em São Leopoldo (RS)
Diversos setores culturais participaram.

 

São Leopoldo (RS) – Cerca de 50 pessoas marcaram presença na audiência pública sobre Cultura na cidade gaúcha de São Leopoldo realizada nesta semana. Proposta pelo vereador Armando Motta (PRB-RS), o encontro reuniu lideranças de diversos setores culturais, entre eles, o tradicionalismo, o hip hop, o carnaval, as danças e a internet. Todos com um objetivo em comum: buscar fomentar a cultura como um todo, colaborando para que São Leopoldo desenvolva cada vez mais políticas públicas que possam chegar a maioria dos seus cidadãos.

Na abertura da audiência o vereador Motta agradeceu a presença de todos e salientou a disposição do seu mandato em ser um agente transformador nas questões culturais. “O nosso mandato preza pela qualidade de vida e a cultura é essencial para isto”, afirma.

O patrão do CLTG, Valdenir Lamberti, explanou sobre o Calendário de Eventos Tradicionalistas e falou sobre os seus anseios em que ele possa se concretizar. O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas, Evandro Santos, falou sobre a importância do carnaval enquanto gerador de cultura e de renda para a cidade. Mano Vini, representando a Associação Municipal de Hip Hop destacou a lei que criou a Semana Municipal de Hip Hop e o destaque que a categoria recebe nacionalmente.

Leandro Lautert, representando o Grupo de Artes Nativas Ivi Maraé, pediu por espaços maiores para a cultura em São Leopoldo. “Precisamos criar cidadãos”, clamou. Marguit Kolling, do Sul em Dança, falou sobre o seu incansável trabalho para o desenvolvimento do setor e destacou a enorme cadeia produtiva da cultura.

Gilmar Pinto, vice-patrão do CLTG, trouxe informações sobre a Lei Rouanet e o seu desejo em termos um olhar diferenciado para a cultura. “Precisamos enxergar além do óbvio”, completou.

O Secretário de Cultura e Turismo de São Leopoldo, Francisco Weinamnn, apresentou a estrutura da pasta, respondeu questionamentos e mostrou-se aberto à todas as contribuições apresentadas, salientando o seu desejo em contribuir para a cultura da cidade de uma forma diferente.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Marco Filipin, trouxe informações sobre o conselho e os objetivos dos fóruns e das demais atividades realizadas.

Por fim, o público presente se manifestou, parabenizando o vereador proponente pela coragem e iniciativa e trazendo questionamentos, críticas e sugestões.

Como encaminhamento da audiência o vereador Motta propôs a criação de um Grupo de Trabalho para a elaboração de um calendário municipal de eventos em parceria com a Secretaria de Cultura.

Texto:: Ascom – vereador Armando Motta
Fotos: Wagner Pehls

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend