Semana de Combate à Pedofilia começa na próxima segunda-feira

semana-combate-pedofilia-comeca-proxima-segunda-feira-16-05-14

De terça a sexta-feira (20 à 23/05) a equipe da vereadora, conselheiros tutelares e voluntários visitarão escolas próximas à locais com registro de abuso.

 

São José do Rio Preto (SP) – A Câmara Municipal de São José do Rio Preto, através da vereadora Karina Caroline (PRB-SP), realiza a partir do dia 19 a Semana de Combate a Pedofilia, em cumprimento a Lei nº 10.356 de 2009, de autoria do então vereador e atualmente deputado estadual Sebastião Santos (PRB). Esta é a 6ª edição da semana e será iniciada com Audiência Pública às 15h na segunda-feira na sede do Legislativo Municipal. Na programação da semana também haverá orientação em escolas e caminhada de mobilização.

A audiência discutirá formas de prevenção, as penalidades aos agressores, conscientização, estatísticas e os tratamentos clínicos e acompanhamentos psicológicos oferecidos pelo SUS às vitimas e familiares. Estão confirmadas as presenças de representantes da Polícia Civil e Militar, Promotoria da Vara da Infância e Juventude; representantes do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social); do Conselho Tutelar Norte e secretários municipais.

Profissionais da educação, direito e saúde, assistentes sociais,  conselheiros tutelares, estudantes de Direito, Psicologia, Serviço Social e Pedagogia, e professores e coordenadores de igrejas evangélicas e católicas que desenvolvem Escola Bíblica infantil foram convidados. A fim de expandir a ação, o deputado Sebastião, que é presidente da Frente Parlamentar de Combate a Pedofilia da Assembleia Legislativa, estendeu os convites também a profissionais de cidades da região.

A vereadora do PRB deu sequência ao trabalho iniciado por Sebastião, por acreditar que “a prevenção traz resultados à sociedade”. “O pedófilo é sedutor, trabalha com as emoções das crianças, em muitos casos até se passa por uma. Vivemos em uma época em que os pais estão sempre correndo e infelizmente não têm tempo para identificar a aproximação de um agressor. As ações promovidas durante a semana despertam a atenção dos responsáveis”, disse.

Convicto dos resultados, Sebastião tem cumprido a promessa que fez no dia de sua posse na Assembleia em 2011, de “dar sequência ao trabalho de combate à pedofilia”. No início do mês, foi aprovado por unanimidade seu Projeto de Lei nº 131 /2014, que torna obrigatória a veiculação de propagandas contra a violência à mulher e ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, nos shows que forem realizados no estado, com menção  dos Disques Denúncias 180 e 100 nos telões. “Com a lei, alcançaremos os grandes públicos de diferentes idades e classes sociais, no objetivo de reduzir a ocorrência desses crimes”, disse o deputado.

Em 2012, Sebastião apresentou projeto de lei nº 336 que torna obrigatória a exibição de filme publicitário de advertência contra a pedofilia antes das sessões nos cinemas. Em 2013, o projeto de lei nº 553 para a criação do ‘Centro de Informação e Atendimento Sobre a Violência e o Abuso Sexual Contra a Criança e o Adolescente’ no estado. A primeira já foi a plenário e também foi aprovada por unanimidade.

Cronograma da Semana de Combate a Pedofilia

De terça a sexta-feira (20 à 23/05) a equipe da vereadora, conselheiros tutelares e voluntários visitarão escolas próximas à locais com registro de abuso. Serão abordadas crianças, pais e/ou responsáveis e distribuídas cartilhas sobre o tema. A semana encerrada no sábado com ‘blitz’ de orientação e Caminhada de Combate à Pedofilia a partir das 11h.

Autoridades que confirmaram presença na Audiência:

  • Dra. Dalice Ceron, delegada responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher de Rio Preto
  • Dr. André Luiz de Souza, promotor da Vara da Infância e Juventude
  • Janaina Simão, psicóloga responsável pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS)
  • Major PM Paulo Pagotto Junior do CPI 5 (Comando de Policiamento de Interior)
  • Stela Maria Atanazio, coordenadora do Conselho Tutelar Norte
  • Eni Fernandes, Secretária Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia
  • Dra Eliana Lopes, primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Preto
  • Helena Marangoni, Secretária Municipal de Assistência Social

 

Texto: Suelen Tavares Polachini
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest