Séfora Mota participa de encontro em Brasília

A

 

Brasília (DF) – A vereadora Séfora Mota (PRB), participou nesta quarta-feira (30/10), em Brasília, do “Encontro de Parlamentares com Atuação na Área da Pessoa com Deficiência”. Com realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a reunião teve a participação de vereadores, deputados estaduais e deputados federais de diversos estados.

Pela manhã, o secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Antônio José Ferreira, falou sobre a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Logo depois, a assessora jurídica da secretaria, Raquel Costa, apresentou para os parlamentares noções da Legislação Federal para as pessoas com deficiência. E durante a tarde, o coordenador da secretaria, Elias Vieira, explicou como funciona o Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, “Viver sem Limite”.

vereadora-sefora-mota-prb-participa-reuniao-brasilia-01-11-13-01No fim do evento, quatro parlamentares foram convidados a palestrar sobre exemplos de sucesso em seus estados ou municípios, entre eles, a vereadora Séfora Mota, que falou sobre a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em Porto Alegre. Séfora, que é presidente da Frente, apresentou aos participantes os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na Câmara de Porto Alegre.

“Estamos realizando debates importantes e reunindo pessoas que se preocupam com as pessoas com deficiência. Estamos também fazendo um trabalho de fiscalização para que as leis sejam cumpridas. Espero que todos tenham um olho voltado para as necessidades das pessoas com deficiência. Para que possamos todos cobrar um banheiro adaptado, uma rampa, um cardápio em braile, tradução em Libras, enfim, tudo que promova igualdade e inclusão”, disse a vereadora na sua palestra.

Séfora Mota também apresentou aos parlamentares e integrantes da Secretaria Nacional o projeto que tramita na Câmara e pretende assegurar igualdade em casas de espetáculos, cinemas, teatros, ginásios, estádios e eventos culturais. “Criamos um projeto para acabar com a falta de possibilidade de escolha dos deficientes nesses locais. O pior espaço no cinema é para os cadeirantes. Muitos não vão ao teatro porque não tem como assistirem em locais adequados. Já ouvi relatos de um cadeirante comprar camarote para um show e ter que ir na pista. Esse nosso projeto determina que esses locais tenham em todos os setores espaços reservados para pessoas com deficiência. Assim, eles poderão escolher onde querem assistir ao filme, show ou peça teatral”, completou.

 

Texto e foto: Assessoria de imprensa da vereadora Séfora Mota

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest