Séfora Mota protocola Projeto de Lei Parto Humanizado

Séfora Gomes Mota protocola Projeto de Lei Parto Humanizado

Proposta prevê a implantação e divulgação da medida em estabelecimentos hospitalares da capital gaúcha.

 

Porto Alegre (RS) – A vereadora Séfora Gomes Mota (PRB-RS) protocolou na Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta segunda-feira (12), Projeto de Lei que trata do ‘Parto Humanizado’. A proposta da Vereadora prevê a implantação e divulgação da Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal nos estabelecimentos hospitalares da capital gaúcha.

Séfora destaca a necessidade urgente de que as mulheres sejam esclarecidas sobre a violência obstétrica, buscando, com isto, a diminuição e a posterior erradicação dessa prática tão comum nos estabelecimentos de saúde. Dados da pesquisa ‘Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado’, realizada em 2010 pela Fundação Perseu Abramo revelam que uma em cada quatro brasileiras sofre algum tipo de violência no atendimento ao parto, quando, na verdade, tem direitos garantidos por lei que são infringidos “tais como a presença de um acompanhante na hora do parto, submissão a procedimentos desnecessários, atendimento desrespeitoso, entre outros”, observa a Vereadora.

O Projeto de Lei ‘Parto Humanizado’ prevê, ainda, que será considerado ofensa fazer a parturiente “acreditar que precisa de uma cesariana, quando esta não se faz necessária, utilizando-se de riscos imaginários ou hipotéticos não comprovados e sem a devida explicação dos riscos que alcançam ela e o bebê”.

Para tornar o assunto de domínio público, Séfora prevê que o Poder Executivo – através da Secretaria da Saúde – elabore a Cartilha dos Direitos da Gestante e da Parturiente com distribuição gratuita e a fixação de cartazes informativos nos estabelecimentos hospitalares.

“Precisamos acabar com a violação de direitos e garantir atendimento digno num momento que deve ser de plena felicidade para a mulher”, justifica Séfora.

Fonte e foto: Ascom – vereadora Séfora Mota

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest