Secretário José Freitas participa de reunião para tratar de parcerias na área de segurança em Porto Alegre

jose-freitas-prb-reuniao-seguranca-porto-alegre-foto-pmpa-09-10-15

O encontro ocorreu no início desta semana, no Quartel do Comando-Geral da BM.

 

Porto Alegre (RS) – O vice-prefeito Sebastião Melo reuniu-se com o comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Alfeu Freitas Moreira e com o secretário municipal de segurança, José Freitas (PRB), para tratar da manutenção da parceria dos policiais militares nas ações de fiscalização do comércio ambulante da Capital. O encontro ocorreu no início desta semana, no Quartel do Comando-Geral da BM. Em setembro, por meio de ofício encaminhado à prefeitura, o comandante-geral informou que a corporação não tem interesse na renovação do convênio, porque precisa aumentar o efetivo nas ruas. A cooperação termina no final deste mês.

Atualmente os fiscais da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) contam com o apoio de 12 policiais militares em ações realizadas no Centro Histórico – mediante pagamento por parte da prefeitura de horas extras e de repasse de recursos para reaparelhamento de veículos e mobiliários da BM.

Em 2015, as ações conjuntas de fiscalização resultaram em 1.707 autos de apreensão. Nesse período, foram recolhidos 118.160 itens. O total já é superior ao do ano de 2014, quando as apreensões somaram 117.812 unidades.

Combate ao crime organizado

Neste ano, foram retirados das ruas 33.580 DVDs, 7.675 carteiras de cigarros, 7.145 óculos de sol e de grau, entre outras mercadorias. Os celulares apreendidos não estão contabilizados, porque são entregues à BM para verificação de sua procedência. O vice-prefeito Sebastião Melo afirmou que a manutenção do convênio é vital para coibir a venda irregular de produtos nas ruas do Centro. “A Brigada Militar tem sido imprescindível nas nossas ações nos últimos anos, pois tem combatido diversos crimes na área central, como receptação, descaminho, pirataria, entre outros. A presença da BM também impõe mais respeito e tranquilidade durante as operações.”

O secretário José Freitas destacou a importância da parceria município/estado, classificando como fundamental para a segurança da população gaúcha. “Estamos integrados nos serviços, pois vivemos o dia-a-dia da população e percebemos que somente com a soma dos nosso homens nas ruas podemos dar maior bem- estar ao cidadão que circula pela cidade”, disse.

O comandante-geral reafirmou que todos os convênios firmados pela corporação estão passando por um processo de reavaliação. “Infelizmente não temos homens suficientes, nos falta efetivo, mas analisaremos a situação e logo teremos uma resposta”, prometeu.

 

Texto e foto: PMPA
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest