Secretário José Freitas cumpre metas de governo na Segurança

Secretário José Freitas cumpre metas de governo na Segurança

Republicano (de gravata) defende medidas preventivas como principal foco de atuação.

 

Porto Alegre (RS) – O Secretário municipal de Segurança, vereador José Freitas (PRB-RS), cumpre mais duas de suas metas definidas pelo Contrato de Gestão no governo municipal. Segundo ele, a meta para este ano era atender a sete escolas, porém o Núcleo de Ações Preventivas (NAP) superou o número inicial e o projeto irá fechar o ano com oito escolas atendidas, abrangendo um total de 1.894 alunos. Já a outra meta era implantar sistemas de alarmes em 270 imóveis considerados patrimônios municipais, porém a meta foi ultrapassada e acelerada atingindo a 276 propriedades.

De acordo com Freitas, um dos projetos atende às escolas municipais em Porto Alegre, o ‘Dois caminhos, uma escolha’, que desenvolve palestras de prevenção à violência por meio do NAP.  “As escolas fornecem a lista de presença dos alunos atendidos e após o encerramento do projeto é aplicada uma pesquisa de campo aos professores que participaram com o objetivo de sugerir melhorias para o crescimento do trabalho”, explica o Secretário.

De acordo com ele, atualmente são três agentes da Guarda Municipal e uma estagiária que atuam no projeto ‘Dois Caminhos uma Escolha’ e no ‘Teatro de Bonecos’, percorrendo as escolas a convite da comunidade escolar. O republicano José Freitas destaca que medidas de ampliação do projeto já estão sendo tomadas. A ideia é aumentar a segurança preventiva nas escolas e auxiliar a inclusão de jovens e adolescentes através de ações educativas como esporte, cultura e lazer para os afastar do vandalismo e da violência nas comunidades. “Estamos trabalhando para ampliar os agentes que executam o projeto para assim atender de forma mais presente em todas as escolas”, confirma.

Já em relação aos sistemas de alarmes, o republicano afirma que a ampliação irá otimizar o tempo de execução dos serviço que a Guarda Municipal realiza. “A modernização dos sistemas de alarme, iniciada há quase cinco anos, teve sua implementação acelerada nos últimos 12 meses e abrange atualmente 64 escolas municipais, 126 postos de saúde, além de outros 86 próprios da prefeitura”, aponta José Freitas. De acordo com ele, o sistema de alarmes visa diminuir os atendimentos das guarnições em virtude de falhas nos equipamentos. O objetivo é focar as atuações em outros atendimentos à população e na segurança preventiva com rondas periódicas e atendimento diuturno.

“Nosso objetivo é reduzir custos em comunicação, pois pode ser utilizada a tecnologia IP (Internet Protocol), interligando com o sistema de câmeras do Município. Além disso, o Setor de Sistemas de Segurança Eletrônica (SSE) já avaliou novo software de monitoramento que irá substituir o antigo, trazendo benefícios consideráveis”, completa Freitas.

Texto: Priscila Bittencourte / Ascom – secretário José Freitas
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest