Secretário José Freitas cumpre metas de governo na Segurança

Republicano defende medidas preventivas como principal foco de atuação.

Publicado em 5/11/2014 - 00:00

Secretário José Freitas cumpre metas de governo na Segurança
Republicano (de gravata) defende medidas preventivas como principal foco de atuação.

 

Porto Alegre (RS) – O Secretário municipal de Segurança, vereador José Freitas (PRB-RS), cumpre mais duas de suas metas definidas pelo Contrato de Gestão no governo municipal. Segundo ele, a meta para este ano era atender a sete escolas, porém o Núcleo de Ações Preventivas (NAP) superou o número inicial e o projeto irá fechar o ano com oito escolas atendidas, abrangendo um total de 1.894 alunos. Já a outra meta era implantar sistemas de alarmes em 270 imóveis considerados patrimônios municipais, porém a meta foi ultrapassada e acelerada atingindo a 276 propriedades.

De acordo com Freitas, um dos projetos atende às escolas municipais em Porto Alegre, o ‘Dois caminhos, uma escolha’, que desenvolve palestras de prevenção à violência por meio do NAP.  “As escolas fornecem a lista de presença dos alunos atendidos e após o encerramento do projeto é aplicada uma pesquisa de campo aos professores que participaram com o objetivo de sugerir melhorias para o crescimento do trabalho”, explica o Secretário.

De acordo com ele, atualmente são três agentes da Guarda Municipal e uma estagiária que atuam no projeto ‘Dois Caminhos uma Escolha’ e no ‘Teatro de Bonecos’, percorrendo as escolas a convite da comunidade escolar. O republicano José Freitas destaca que medidas de ampliação do projeto já estão sendo tomadas. A ideia é aumentar a segurança preventiva nas escolas e auxiliar a inclusão de jovens e adolescentes através de ações educativas como esporte, cultura e lazer para os afastar do vandalismo e da violência nas comunidades. “Estamos trabalhando para ampliar os agentes que executam o projeto para assim atender de forma mais presente em todas as escolas”, confirma.

Já em relação aos sistemas de alarmes, o republicano afirma que a ampliação irá otimizar o tempo de execução dos serviço que a Guarda Municipal realiza. “A modernização dos sistemas de alarme, iniciada há quase cinco anos, teve sua implementação acelerada nos últimos 12 meses e abrange atualmente 64 escolas municipais, 126 postos de saúde, além de outros 86 próprios da prefeitura”, aponta José Freitas. De acordo com ele, o sistema de alarmes visa diminuir os atendimentos das guarnições em virtude de falhas nos equipamentos. O objetivo é focar as atuações em outros atendimentos à população e na segurança preventiva com rondas periódicas e atendimento diuturno.

“Nosso objetivo é reduzir custos em comunicação, pois pode ser utilizada a tecnologia IP (Internet Protocol), interligando com o sistema de câmeras do Município. Além disso, o Setor de Sistemas de Segurança Eletrônica (SSE) já avaliou novo software de monitoramento que irá substituir o antigo, trazendo benefícios consideráveis”, completa Freitas.

Texto: Priscila Bittencourte / Ascom – secretário José Freitas
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend