Rogério Cruz se passa por gari e encara a invisibilidade pública

28_02_13_destaque05_go_secretario_prb_se_passa_por_gari001

De acordo com Rogério Cruz, o intuito era o de valorizar os servidores públicos que realizam o trabalho de gari

Goiânia (GO) – “É comprovado que a sociedade normalmente enxerga somente a ‘função’ e não as ‘pessoas’, ou seja, existe uma invisibilidade pública para com os profissionais braçais que normalmente consideramos imperceptíveis, sem nome e até sem caráter”, reflete o Secretário Municipal de Gestão de Pessoas de Goiânia, Rogério Cruz (PRB), após viver um dia de gari. Na última terça-feira (26), ele e o chefe de gabinete, José Firmino, sentiram na pele como os profissionais são considerados invisíveis aos olhos da sociedade.

De acordo com Rogério Cruz, o intuito era o de valorizar os servidores públicos que realizam o trabalho de gari. Durante a experiência, ele constatou que o tempo gasto com a coleta obrigatória do lixo natural, como folhas e terra, por exemplo, era menor do que o tempo gasto para recolher a sujeira deixada por terceiros. “Na maior parte do tempo precisamos retirar o lixo que é jogado pelas pessoas, que o fazem sem a menor preocupação de coloca-lo em lixeiras ou em embalagens adequadas”, averigua Cruz.

Para José Firmino, a experiência o fez refletir sobre o comportamento das pessoas que transitavam no local enquanto trabalhava. “Passavam numa extrema frieza, na verdade, a nossa presença sequer era notada. Somente quando a equipe de filmagem começou a gravar que chamou a atenção das pessoas. Senti na pele o que significa invisibilidade pública, condicionada a divisão social do trabalho”, desabafa Firmino.

Já Rogério Cruz destaca a necessidade de a sociedade ter um olhar mais humano e atento aos profissionais, pois o uniforme de gari ainda é sinônimo de invisibilidade, segundo ele. “Precisamos mudar essa realidade e levar uma conscientização mais humana, produzindo atitudes positivas voltadas para sustentabilidade”, destaca o republicano.

Para finalizar, o secretário comentou que era necessário mostrar um pouco da jornada dos trabalhadores. “Eles merecem respeito e consideração. A todos os garis nossa homenagem e o desejo de que a sociedade possa enxergar o quão imprescindível é o trabalho desta classe lutadora”, completa Rogério Cruz.

Fonte e fotos: Ascom – PRB Goiás
Texto: Jamile Reis / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest