Rogério Cruz se passa por gari e encara a invisibilidade pública

28_02_13_destaque05_go_secretario_prb_se_passa_por_gari001

De acordo com Rogério Cruz, o intuito era o de valorizar os servidores públicos que realizam o trabalho de gari

Goiânia (GO) – “É comprovado que a sociedade normalmente enxerga somente a ‘função’ e não as ‘pessoas’, ou seja, existe uma invisibilidade pública para com os profissionais braçais que normalmente consideramos imperceptíveis, sem nome e até sem caráter”, reflete o Secretário Municipal de Gestão de Pessoas de Goiânia, Rogério Cruz (PRB), após viver um dia de gari. Na última terça-feira (26), ele e o chefe de gabinete, José Firmino, sentiram na pele como os profissionais são considerados invisíveis aos olhos da sociedade.

De acordo com Rogério Cruz, o intuito era o de valorizar os servidores públicos que realizam o trabalho de gari. Durante a experiência, ele constatou que o tempo gasto com a coleta obrigatória do lixo natural, como folhas e terra, por exemplo, era menor do que o tempo gasto para recolher a sujeira deixada por terceiros. “Na maior parte do tempo precisamos retirar o lixo que é jogado pelas pessoas, que o fazem sem a menor preocupação de coloca-lo em lixeiras ou em embalagens adequadas”, averigua Cruz.

Para José Firmino, a experiência o fez refletir sobre o comportamento das pessoas que transitavam no local enquanto trabalhava. “Passavam numa extrema frieza, na verdade, a nossa presença sequer era notada. Somente quando a equipe de filmagem começou a gravar que chamou a atenção das pessoas. Senti na pele o que significa invisibilidade pública, condicionada a divisão social do trabalho”, desabafa Firmino.

Já Rogério Cruz destaca a necessidade de a sociedade ter um olhar mais humano e atento aos profissionais, pois o uniforme de gari ainda é sinônimo de invisibilidade, segundo ele. “Precisamos mudar essa realidade e levar uma conscientização mais humana, produzindo atitudes positivas voltadas para sustentabilidade”, destaca o republicano.

Para finalizar, o secretário comentou que era necessário mostrar um pouco da jornada dos trabalhadores. “Eles merecem respeito e consideração. A todos os garis nossa homenagem e o desejo de que a sociedade possa enxergar o quão imprescindível é o trabalho desta classe lutadora”, completa Rogério Cruz.

Fonte e fotos: Ascom – PRB Goiás
Texto: Jamile Reis / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!