Secretaria da Pesca de São Gonçalo terá Plano de Ações Estratégica para o setor pesqueiro

Secretaria da Pesca de São Gonçalo terá Plano de Ações Estratégica para o setor pesqueiro

Vicenildo ouviu os pescadores para elaborar o Plano de Ações da Secretaria de Pesca de São Gonçalo (RJ).


São Gonçalo (RJ)
– Sob a responsabilidade do republicano Vicenildo Medeiros (PRB-RJ), a Secretaria de Pesca de São Gonçalo (RJ) lançará, na segunda semana de maio, o Plano de Ações Estratégicas para ampliar a produção, capacitar os pescadores e organizar o setor pesqueiro no município de forma direta, e indiretamente os outros 12 municípios da região. A expectativa é que o projeto beneficie mais de 2 milhões de pessoas.

O planejamento foi elaborado com base em pesquisas feitas na própria secretaria e outras pastas do governo municipal, além de reuniões realizadas com os presidentes de associações e colônias de pescadores. De acordo com Vicenildo Medeiros, a proposta é uma demostração do compromisso que o PRB tem com o fortalecimento da atividade pesqueira no país e esse empenho não é diferente em São Gonçalo. “Além de aumentar a renda e a qualidade de vida dos pescadores, nosso objetivo é oferecer à população o direito de ter em casa, pescados de qualidade e um preço justo”, declarou.

O plano de ações tem várias frentes de trabalho e prevê a organização das embarcações que, atualmente, não tem um lugar apropriado para ancorar. Outra dificuldade enfrentada é que os barcos não tem identificação apropriada, além da renovação da frota, que também é um dos itens do planejamento. Os pescadores poderão trocar de barco por meio de financiamento subsidiado pelo programa Profota do Governo federal. A parceria será feita com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin).

De acordo com o secretário, é preciso investir na capacitação dos pescadores e das famílias. “Pesquisas mostram que o pescador vem perdendo espaço no mercado e os filhos não tem interesse em seguir a profissão. A pesca artesanal faz parte da cultura do país e quando mostramos a eles que estamos empenhados em preservar a profissão, eles enchem os olhos de lágrimas. Eles não querem que isso acabe”, contou.

A proposta consiste em oferecer cursos de mestre de cabotagem, moço de convés e de salvatagem, em parceria com o Sindicato Sidimestres do Rio de Janeiro e a Marinha do Brasil, para custear essas capacitações. Caberá à secretaria municipal de pesca indicar os pescadores e viabilizar a realização dos cursos no município.

Outra prioridade de Vicenildo Medeiros está ligada diretamente ao fortalecimento do associativismo e cooperativismo. “Pretende-se que pescadores artesanais e aquicultores familiares sejam protagonistas do seu próprio processo de desenvolvimento e possam influenciar a dinâmica econômica do setor pesqueiro ou aquícola na sua localidade”, diz um trecho do plano de ações.

Mercado Municipal do Peixe

Criado na gestão do ex-secretário municipal de pesca de São Gonçalo, atual deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ), o projeto para a construção do mercado do peixe do município tem sido umas das principais prioridades da gestão atual de Vicenildo Medeiros. Segundo ele, o projeto andou e está bem adiantado no Ministério da Pesca e Aquicultura. A expectativa é que a construção seja iniciada ainda neste ano.

De acordo com Vicenildo, o estabelecimento será um polo onde a população possa ter peixe fresco com um preço justo e ao mesmo tempo seja um espaço de lazer. Com 21 quiosques distribuídos em 5 andares, além de uma praça de alimentação e um aquário gigante, o mercado do peixe tem como meta aumentar a renda dos pescadores e consequentemente da economia local.

Atuação partidária

Vicenildo Medeiros (PRB) está no comando da secretaria municipal de Pesca de São Gonçalo há um ano.

Vicenildo Medeiros (PRB) está no comando da secretaria municipal de Pesca de São Gonçalo desde abril de 2014.

Vicenildo Medeiros é presidente do PRB em São Gonçalo e coordena o trabalho do partido em sete municípios da região.  O município é o segundo maior colégio eleitoral do estado, com quase 800 mil eleitores e por ocupa uma posição estratégica. Segundo ele, o PRB quer ampliar a participação na câmara de vereadores e pretende participar ativamente da composição da chapa majoritária nas eleições municipais de 2016.

Ainda de acordo Vicenildo, o partido quer triplicar seu espaço na câmara municipal, atualmente com um vereador. Segundo ele, já existem 32 pré-candidatos prontos para a disputa eleitoral e a meta é chegar aos 40 até outubro deste ano, quando termina o prazo de filiações.

Em 2008, o partido lançou nove candidatos para o Poder Legislativo Municipal e obteve nove mil votos. Já nas eleições de 2012, o número saltou para 40 candidatos e 24 mil votos. “Nossa meta, agora, é crescer cada vez mais. Pelo menos tentar acompanhar o crescimento que o nacional teve em 2014, que foi de 30% na votação”, destacou.

Texto: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Roberto Ribeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest