Saúde em Montes Claros ocupa posição de destaque

14_10_13_destaque03_servicos_publicos_saude_destaque_montes_claros001

 

Montes Claros (MG) – Representada por Ruy Muniz (PRB) a cidade de Montes Claros está em segundo lugar no ranking nacional de serviços públicos de saúde. Na divisão de competências federativas com relação à saúde, cada município é responsável pela gestão do Sistema Municipal de Saúde na organização e na execução das ações de Atenção Básica. Desta forma, com a justificativa que é nas cidades que os cidadãos satisfazem suas necessidades básicas e têm acesso a bens públicos essenciais, estudo realizado pela empresa Macroplan Prospectiva, Estratégia e Projetos, consultoria que tem sede no Rio de Janeiro, avaliou os 100 maiores municípios brasileiros em áreas que como educação, saúde, mobilidade e segurança.

O estudo, que recebeu o nome de “Os Desafios da Gestão Municipal”, apontou Montes Claros com nota 6,98, enquanto que a média nacional foi de 5,65 e a média dos 100 maiores municípios brasileiros, 5,58. A maior cidade do Norte de Minas ficou atrás apenas de Vitória (ES), que recebeu nota 7,07. A nota neste quesito levou em consideração o desempenho da cidade no Índice de Desempenho do Sistema único de Saúde (IDSUS), que é um estudo do Ministério da Saúde que foi confeccionado através do cruzamento de dados de 24 indicadores, sendo que 14 avaliaram o acesso a exames preventivos, como no caso do câncer de mama, em mulheres entre 50 e 69 anos; e 10 mediram a efetividade de serviços, como óbitos em menores de 15 anos que foram internados em Unidades de Terapia Intensiva, por exemplo.

Os dados utilizados na confecção do IDSUS, por sua vez, foram retirados do Projeto Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde Brasileiro (PRO-ADESS) da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) com a utilização de métodos estatísticos como os utilizados nas pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).

No estudo “Os Desafios da Gestão Municipal”, existe uma justificativa para a escolha dos municípios estudados: eles representam mais da metade do PIB brasileiro, concentram 40% da população do país, 48% das empresas e 42% dos trabalhadores. O grupo das 100 maiores cidades brasileiras também reúne 36% dos estudantes do ensino básico, 48% dos leitos hospitalares, 47% das habitações e 47% da frota de ônibus.

Texto e foto: Ascom prefeitura de Montes Claros

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest