São Leopoldo: Público marcou presença em audiência pública sobre PcD’s

sao-leopoldo-publico-marcou-presenca-em-audiencia-publica-sobre-30-05-14

 

 

São Leopoldo (RS) – Mais de 100 pessoas reuniram-se na Audiência Pública para PcD’s- Pessoas com Deficiências e PcAH- Pessoas com Altas Habilidades realizada na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. A iniciativa do vereador Armando Motta (PRB-RS) teve como objetivo fiscalizar o cumprimento do Código Municipal de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida e, principalmente, discutir as políticas públicas e entender a realidade e as necessidades da comunidade.

O primeiro eixo de debate foi conduzido pela presidente da Apae- São Leopoldo, Maria Inês Daudt, que abordou a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, conforme determina o Código. De acordo com a presidente, o ensino regular e o especial podem coexistir desde que a escola regular consiga preparar o aluno para a sua realidade e para a sociedade, e vice-versa. “As necessidades do aluno é que dirão em qual escola ele deve estar”, completa Maria Inês Daudt. A Apae SL declara-se a favor da inclusão dos seus alunos no ensino regular desde que estas escolas estejam preparadas para recebê-los em um ambiente onde eles consigam evoluir.

O diretor presidente da FADERS, Roque Bakof, trouxe o tema inclusão digital para as pessoas com deficiência. Mencionando o portal da acessibilidade como alternativa, Bakof também apoiou iniciativas como a audiência pública que, segundo ele, já demonstram um grande avanço. “Estamos construindo um estado de consciência no qual todos somos iguais com as nossas diferenças”, finaliza.

O pré-candidato a deputado estadual, Marquinho Lang, falou sobre sua história de vida e sobre a importância do esporte na sua recuperação. Segundo ele, ainda há muita discriminação na sociedade.  “Precisamos ir para as ruas, buscar nosso espaço. Temos que ter um motivo para sair de casa e o esporte foi o meu motivo”, completa Marquinho.

Presidente da AMA- Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Vale dos Sinos, João Batista Mandeli, apresentou dados que compravam que a sociedade não está preparada para conviver com os autistas. Profissionais de setores como saúde, transporte público e educação precisam conhecer a realidade dos autistas para que o convívio seja o melhor possível. Pai de um autista, Mandeli relatou a sua luta diária. “A família de um autista vive o autismo 24 horas por dia”.

A audiência pública contou ainda com diversas participações especiais: o pré-candidato a deputado estadual, Cristian Strack; o fundador da Aldef- Associação Leopoldense de Deficientes Físicos, José Nestor Moraes; o vice-presidente do PAIS- Partido pela Acessibilidade e Inclusão Social, Leandro Brandt; o tesoureiro da Abradevis São Leopoldo- Associação Brasileira de Deficientes Visuais, José Antônio Guimarães.

Entre o público presente, a coordenadora geral Associação Mantenedora Pandorga, Heide Kirst; o vice-presidente da LEME-RS- Associação dos Lesados Medulares, Luciano José Mallmann; o conselheiro estadual do CONADE- Conselho Nacional das Pessoas com Deficiências, Pedro Loss; a diretora da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos do RS, Eliene Amorim; o assessor especial da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do RS, Adilso L. P. Corlassoli; o diretor administrativo da FREDEF- Federação Riograndense de Entidades de Deficientes Físicos, Tarcísio Teixeira Cardoso.

O vereador proponente da audiência pública, Armando Motta, finalizou o encontro agradecendo a presença das diversas entidades e comprometendo-se a seguir na luta por acessibilidade e inclusão plena.

 

Texto: Assessoria de Imprensa Vereador Armando Motta

Foto: Wagner Pehls

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest