Rogério Timóteo questiona cobrança de iluminação em áreas rurais de Jacareí

Residentes de áreas rurais não possuem rede de iluminação pública, mas estão custeando a CIP

Publicado em 7/4/2016 - 00:00

Rogério Timóteo questiona cobrança de iluminação em áreas rurais de Jacareí
Residentes de áreas rurais não possuem rede de iluminação pública, mas estão custeando a CIP

 

Jacareí (SP) – O vereador Rogério Timóteo (PRB-SP) questionou a Prefeitura de Jacareí sobre a cobrança da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP) a contribuintes residentes em áreas rurais que não possuem rede de iluminação pública. No requerimento, aprovado em sessão no último dia 23, o parlamentar cobrou informações junto à Prefeitura sobre a existência de um cronograma para instalação de iluminação pública nas zonas rurais e seu prazo de execução, assim como sobre a possibilidade do cancelamento da cobrança nestas circunstâncias.

Para o republicano, o Poder Público tem prejudicado sobremaneira os cidadãos, principalmente os das áreas rurais, pois estão sendo cobrados por algo que não usufruem. “Assim como a Prefeitura de Jacareí cancelou a Taxa de ‘Contribuição de Melhoria’ (pavimentação asfáltica) que os munícipes receberam em locais onde não tinham a tal pavimentação, a CIP também pode ser cancelada, já que na zona rural não existe iluminação nas ruas”, disse.

Uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu que as prefeituras de mais de 1,8 mil municípios do país teriam até o dia 31 de dezembro de 2014 para assumir o custeio da manutenção da infraestrutura de iluminação pública, que até então estava sob a responsabilidade das empresas concessionárias de energia. A medida teve como objetivo atender a uma previsão constitucional que determina que a iluminação pública é de responsabilidade municipal. A partir da decisão, a Prefeitura de Jacareí assumiu o compromisso de custear a manutenção da rede de iluminação pública até fevereiro de 2016, quando foi iniciada a cobrança da taxa.

Texto: Ascom – PRB São Paulo
Foto: Ascom – vereador Rogério Timóteo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend