Rogério Cruz sugere medidas que regularizem serviços de poda e remoção de árvores

Rogério Cruz sugere medidas que regularizem serviços de poda e remoção de árvores

O objetivo é garantir mais segurança para pedestres e moradores da capital goiana.

 

Goiânia (GO) – Com o objetivo de evitar problemas e acidentes com árvores, o vereador Rogério Cruz (PRB-GO) apresentou uma proposta para que seja instituído um Programa de Poda, Remoção e Substituição Preventiva de Árvores nas Vias Públicas do Município de Goiânia.

rogerio-cruz-prb-faz-balanco-de-mandato-como-vereador-foto-divulgacao-14-11-14A ideia, segundo o republicano, é garantir mais segurança para pedestres e moradores da capital. “Goiânia é uma das capitais mais arborizadas do país. São mais de 950 mil árvores, de 382 espécies diferentes, nas ruas, praças e ilhas da capital. Além da beleza das flores, de servir de refúgio nos dias de calor, as árvores também podem trazer problemas. Elas interferem na fiação elétrica, quebram as calçadas e geram outros transtornos aos cidadãos”, apontou Rogério Cruz.

Pelo texto, árvores localizadas em vias públicas e que por doença ou outro motivo relevante possam colocar em risco a integridade física das pessoas e causar dano ao patrimônio público ou privado deverão ser removidas e substituídas por outras. As árvores consideradas de risco devem ser removidas e substituídas por mudas da mesma espécie ou de outra espécie adaptada ao local e à região, conforme critérios técnicos fixados pelo poder público municipal.

Ainda pelo projeto, as árvores afetadas deverão ser podadas e tratadas sempre que apresentarem a formação de galhos e ramos inúteis, crescimento excessivo que prejudiquem a rede de energia, acarretem perigo iminente ou atrapalhem a circulação de pessoas e veículos. As remoções só devem ocorrer depois de adotados todos os procedimentos necessários, os riscos não forem eliminados e com laudo do órgão competente condenando a árvore.

Todos os serviços relacionados à arborização da capital como poda, remoção e substituição só poderão ser realizadas pelo poder público e, em casos específicos, por particulares com autorização expressa. Rogério Cruz completa: “Para que o projeto seja adotado conforme o criamos, precisamos também do apoio da população notificando os órgãos competentes sobre árvores que não estão em bom estado e precisam ser podadas ou cortadas”.

 

Texto: Matya Rodrigues, com informações de Maurizan Landim / Ascom – PRB Goiás
Foto 01: Leandro Lopes / Secom – Prefeitura Caldas Novas / Foto 02: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest