Rogério Cruz questiona conteúdo de livro distribuído em escolas públicas de Goiânia

Vereador comenta que livro faz menções a histórias de terror, que foge do cunho pedagógico

Publicado em 6/3/2017 - 00:00

Vereador comenta que livro faz menções a histórias de terror, que foge do cunho pedagógico

Goiânia (GO) – O vereador Rogério Cruz (PRB) quer esclarecimentos do ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, acerca do livro “A Máquina de Brincar”. O material foi publicado pela editora Bertarnd Brasil, em 2005, tem 48 páginas que reúnem 25 poemas e é apresentado no meio literário como “Literatura Infanto-Juvenil”. A publicação foi distribuída gratuitamente em escolas públicas por meio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD.

Na análise do vereador do PRB, a realidade é bem diferente da forma como a publicação é apresentada e entregue às crianças e adolescentes. O republicano explica que o livro é dividido em duas partes, “Para Ler no Claro” e “Para Ler no Escuro”, onde o autor afirma que são para “fazer curtir na primeira parte e bater os dentes atemorizados, na segunda”.

“Metade do livro tem páginas brancas com letras e desenhos coloridos e fala de coisas boas. A outra metade traz poemas impressos em papel pintado de preto, com letras em vermelho sangue, fantasmas, castelos em ruínas e seres esquisitos”, argumentou o parlamentar ao apontar que o teor das publicações pode assustar e traumatizar uma criança.

Rogério Cruz ressalta que estudos confirmam que filmes, livros ou desenhos de terror produzem medo, ansiedade, insônia, fobia e traumas mentais nas crianças. “O livro em análise não é um material próprio para ser distribuído em escolas, podendo afetar o desenvolvimento psíquico dos estudantes por ser tratar de um verdadeiro livro de terror”, disse.

Para Cruz, as famílias têm direito a não ver suas crianças sendo expostas a esse tipo de literatura de terror, bem como a escolha da literatura, já que o livro em análise não se mostra de cunho pedagógico.

Texto: Matya Cunha / Ascom – vereador Rogério Cruz
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend