Robson Magela promove debate contra mudanças no trânsito de Araxá para caminhões

Republicano alerta que a nova legislação está prejudicando os caminhoneiros que fazem entrega no município

Publicado em 25/4/2017 - 00:00

Robson Magela alerta que a nova legislação está prejudicando os caminhoneiros que fazem entrega no município

Araxá (MG) – Por iniciativa do vereador Robson Magela (PRB), a Câmara Municipal de Araxá realizou, nesta segunda-feira (24), o Fórum Comunitário para propor adequações à Lei Municipal nº 6.078/2011, que proíbe o tráfego de veículos pesados e caminhões em determinadas áreas do município. O secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, informou que será enviado um projeto ao Legislativo para modificar a lei debatida no fórum.

Além de Bertoni, a prefeitura foi representada também pelos secretários municipais Marco Antônio Rios (Serviços Urbanos) e Geraldo Lima Júnior (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Tecnológica). Caminhoneiros, proprietários de empresas que recolhem entulhos na cidade e de depósitos de materiais de construção, representantes de uma rede de supermercado e de uma distribuidora de bebidas também participaram do Fórum Comunitário.

O vereador Robson iniciou o Fórum Comunitário relatando que foi procurado por vários profissionais que se sentem prejudicados pela lei sancionada pelo ex-prefeito Jeová Moreira, em 18 de novembro de 2011. “Um desses profissionais está com dificuldades para pagar o financiamento do seu caminhão devido à queda de fretes ocasionada pela proibição imposta pela referida lei”, afirmou o parlamentar.

robson-magela-prb-forum-transito-araxa-foto2-ascom-25-04-2017.JPGO presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Araxá, Júlio César Araújo Silva, disse que recebeu diversas reclamações sobre a lei que proíbe o tráfego de veículos pesados e caminhões em determinadas áreas de Araxá desde que a fiscalização foi intensificada pela Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes (Asttran). Ele propôs que fossem criados horários específicos para a carga, descarga e entrega de mercadorias em locais onde é proibido atualmente.

O vereador do PRB avaliou positivamente o debate. “Foi muito importante trazer aqui na Câmara as pessoas que se sentiram prejudicadas por essa lei para debater com os vereadores e com a Prefeitura. O fórum foi bastante positivo, pois tivemos a garantia do Dr. Bertoni que será enviado um projeto para esta Casa de Leis que vai modificar essa legislação”, destacou o vereador.

O Fórum Comunitário foi a oportunidade que os profissionais atingidos pela fiscalização da Asttran tiveram para relatar os seus casos. Eles alegam que a lei os impede de trabalhar na cidade e alertaram que se tiverem que alugar caminhões menores para entregar os seus produtos terão que repassar o custo adicional aos consumidores, que também seriam prejudicados.

O secretário Bertoni informou que as fiscalizações realizadas recentemente foram apenas educativas e que a maior preocupação da Administração Municipal é com as carretas e veículos conjugados que passam pelo centro da cidade apenas para cortar caminho, já que os seus destinos não são Araxá, e danificam a malha asfáltica do município.

Texto e fotos: Ascom – vereador Robson Magela
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend