Roberto Sales entrega diplomas de curso de capacitação

Comunidade pesqueira aprende a utilizar o pescado de diferentes formas como fonte de renda

Publicado em 4/11/2013 - 00:00

04_11_13_destaque04_roberto_sales_entrega_diploma_para_pescadores
O curso foi ministrado na Escola de Pesca do Gradim

São Gonçalo (RJ) – O Secretário da Pesca de São Gonçalo, Roberto Sales (PRB) entregou nesta quinta-feira (31), o diploma de conclusão dos 25 alunos que finalizaram o Curso de Boas Práticas em Manipulação e Beneficiamento Artesanal de Pescado. O curso foi ministrado na Escola de Pesca do Gradim. O módulo teve como objetivo capacitar a população, em especial a comunidade pesqueira, sobre como utilizar o pescado de diferentes formas como fonte de renda.

De acordo com o secretário da pasta, Roberto Sales, o projeto foi criado com intenção de capacitar as esposas dos pescadores e qualificá-las para trabalhar em empresas do ramo de pescado. “Qualquer pessoa interessada em trabalhar no ramo pode fazer o curso. Ele serve, tanto para ensinar a transformar o peixe em diferentes produtos, como hambúrgueres, salgadinhos e embutidos, de forma empreendedora, quanto para habilitar para oportunidades em empresas de pescado”, ressaltou Sales.

Emília Cândido, de 54 anos, foi uma das participantes do curso. A gestora social foi em busca da capacitação para poder repassar o conhecimento na instituição social em que trabalha: “Sou de uma entidade comunitária que oferece formação profissional. O que aprendi aqui será multiplicado para minha comunidade, que também poderá desfrutar do conhecimento obtido neste curso”, afirmou.

Já Carlos Batista da Conceição, de 53 anos, usará o que aprendeu como fonte gestora de renda: “Já estou até aceitando encomendas de tortas e salgados. O que foi ensinado aqui me ajudará a sustentar minha família”, disse.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Gonçalo, o Ministério da Pesca e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). O secretário municipal de Pesca ressaltou ainda a participação fundamental da Secretaria de Desenvolvimento Social no sucesso do curso: “O secretário Nivaldo Mulim acompanhou de perto as etapas da implantação do curso e está muito comprometido com a formação e capacitação da população gonçalense”, destacou.

Texto e foto: Ascom – prefeitura de São Gonçalo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend