Reutilização do óleo de cozinha é tema do discurso de Eli Ribeiro

Republicano adverte sobre riscos de contaminação quando produto é descartado de forma inadequada.

Publicado em 3/6/2014 - 00:00

Reutilização do óleo de cozinha é tema do discurso de Eli Ribeiro
Eli Ribeiro ressaltou ainda que em alguns lugares do país, estão sendo buscadas soluções que visam encontrar alternativas de descarte e reaproveitamento do óleo de cozinha usado.

 

Feira de Santana (BA) – No Dia Nacional da Educação Ambiental, 3 de junho, o vereador Eli Ribeiro (PRB-BA), trouxe as estratégias de reutilização do óleo de cozinha para centralidade do seu discurso na sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana, na manhã de hoje.

Eli Ribeiro apresentou o óleo de cozinha como um dos grandes vilões do meio ambiente. “Depois de utilizá-lo muitas residências e estabelecimento comerciais descartam o material inadequadamente, lançando de maneira irresponsável na pia ou no solo”, advertiu o edil.

Por conta disto, o vereador fez uma séria advertência. “O óleo de cozinha quando descartado de forma irregular torna-se responsável por diversos impactos ambientais, entre eles a impermeabilização do solo, a contaminação da água, reduzindo a oxigenação (comprometendo a vida dos animais aquáticos), provoca ainda o entupimento das tubulações e com apenas um litro é possível contaminar um milhão de litros de água”.

Eli Ribeiro ressaltou ainda que em alguns lugares do país, estão sendo buscadas soluções que visam encontrar alternativas de descarte e reaproveitamento do óleo de cozinha usado. Entre as soluções apresentadas estão a transformação do material em sabão, detergente, resina para tintas e biodiesel. Na Bahia, a Petrobras tem um projeto que visa adquirir o óleo para transformá-lo em biodiesel.

MAV

Em Feira de Santana, o Movimento Água é Vida (MAV), que hoje completa 17 anos de luta pela preservação do meio ambiente, se associou à Petrobras para proceder a coleta do produto. Para tanto, o MAV busca parcerias com empresas e entidades que queiram contribuir com o trabalho. Há diversos pontos de coletas espalhados pela cidade. Qualquer pessoa pode fazer a doação. Basta ligar para o MAV e eles fazem o recolhimento.

Texto e foto: Ascom – vereador Eli Ribeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend