Republicanos discutem soluções sustentáveis para Criciúma (SC)

Republicanos discutem soluções sustentáveis para Criciúma (SC)

Vereador Aldinei Potelecki e o deputado federal Carlos Gomes debateram ações sobre o tratamento e a destinação correta do lixo na cidade

Publicado em 3/10/2017 - 00:00

Republicanos discutem soluções sustentáveis para Criciúma (SC)
Vereador Aldinei Potelecki e o deputado federal Carlos Gomes debateram ações sobre o tratamento e a destinação correta do lixo na cidade

Criciúma (SC) –  O vereador Aldinei Potelecki (PRB) participou de reunião, na sexta-feira (29), com o deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) para discutir propostas relacionadas ao tratamento e destinação do lixo da cidade de Criciúma. A ideia, segundo Potelecki, é aproveitar e agregar valor à cadeia produtiva do segmento.

“Hoje, em Criciúma, pagamos uma fortuna para enterrar o lixo, o que não é ecologicamente correto. Já existe tecnologia que some com o lixo, que pode transformar o lixo em energia e essa energia pode ser utilizada nos prédios públicos”, destaca Potelecki.

O empresário Adriano Pereira e o proprietário da PowerGen, Anderson Collodel, também participaram do encontro e apresentaram inovações tecnológicas adotadas no tratamento do lixo. Anderson apresentou o resultado de uma usina de lixo que transforma os resíduos em renda de R$ 1,3 milhões por mês.

“Os derivados e sub derivados podem ser utilizados na indústria química, fundição e cerâmica”, enfatiza Collodel. A usina some com lixo, gera renda e lucro aos seus investidores, com resultados sociais, ambientais e de grande valor econômico, inclusive podendo gerar eletricidade”, explicou o proprietário da PowerGen.

O próximo passo, segundo Potelecki, será uma visita do seu grupo e do deputado Carlos Gomes a usinas em andamento avançado para conhecerem in loco o modelo que o vereador vai trabalhar para ser implantado em Criciúma.

Entre as soluções propostas para o setor, Carlos Gomes defendeu a reestruturação das cooperativas de reciclagem e uma linha de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as indústrias do setor.

Texto e fotos: Emerson Teixeira – Ascom vereador Aldinei Potelecki
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend