Republicanos defendem políticas públicas para idosos em Porto Alegre

Ricardo Quirino e Waldir Canal participam de seminário sobre Dez Anos do Estatuto dos Idosos

Publicado em 18/10/2013 - 00:00

18_10_13_destaque04_rs_republicanos_defenden_idosos001
Os republicanos defenderam políticas públicas para promover o efetivo cumprimento das regras registradas neste Estatuto

Porto Alegre (RS) – O vereador de Porto Alegre, Waldir Canal (PRB), e o secretário especial do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino (PRB), participaram do seminário “Dez anos do Estatuto do Idoso: Avanços e Retrocessos”, realizado na tarde desta segunda-feira (14) pela Secretaria Municipal Adjunta do Idoso, da Capital gaúcha, liderada pelo assistente social, André Canal (PRB). Os republicanos defenderam políticas públicas para promover o efetivo cumprimento das regras registradas neste Estatuto.

O tema foi debatido por especialistas da área, políticos, líderes institucionais e por cidadãos gaúchos que se interessam ou defendem a qualidade de vida dos idosos. O evento realizado no auditório dos Correios, no Centro de Porto Alegre, contou com a participação de cerca de 250 pessoas, ocasião em que foram sugeridas ações para promoção e avanços do Estatuto do Idoso.

Para Waldir Canal, o Estatuto do Idoso é jovem, por ter apenas 10 anos, mas os agentes responsáveis pela implementação do documento, na prática, devem ser maduros para reconhecer a importância dos regramentos em benefício à qualidade de vida dos idosos.

Canal acredita nos avanços e disse que está colaborando através das Leis, de sua autoria, em benefício dos cidadãos com mais de 60 anos de vida. “Entre as legislações e recomendações, cito a Lei que determina vacinação domiciliar aos idosos incapacitados de locomoção, a criação da Secretaria do Idoso e a instituição do Fundo do Idoso na Capital, a rubrica orçamentária para instalação do Centro de Referência ao Idoso, o Prêmio Empresa Amiga do Idoso, a destinação de orçamento municipal à implantação de academias em praças públicas, o Programa Municipal de Envelhecimento Ativo e a proposta para destinação de 10% das residências dos Programas de Habitação Popular da Cidade, aos idosos”, aponta Waldir Canal.

18_10_13_destaque04_rs_republicanos_defenden_idosos002

Já Ricardo Quirino, defendeu que o estatuto brasileiro é um dos melhores documentos reguladores em prol dos idosos no Mundo. “Porém, ainda é preciso ter avanço no Brasil em políticas públicas que possibilitem a implantação dos regramentos que promovam o envelhecimento de forma saudável, segura, com integração social, funcional e cultural”, reflete.

André Canal falou da necessidade de conscientização maior sobre a importância das questões que envolvem os idosos, lamentando a falta de programas e ações de comunicação ao geral para tratar o tema “tendo em vista que o processo de envelhecimento é irreversível, à todos nós”, comenta. Também presente, o deputado estadual Carlos Gomes (PRB) e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Helena Stradula.

Texto: Ascom – vereador Waldir Canal
Fotos: Ricardo Carvalho

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend