Republicano Fábio Rodrigues assume Prefeitura de Galinhos (RN)

Republicano Fábio Rodrigues assume Prefeitura de Galinhos (RN)

Vice-prefeito assume vaga da prefeita Josineide Cunha (PSD) afastada por suspeita de cometer irregularidades contra o erário

Publicado em 18/5/2016 - 00:00

Republicano Fábio Rodrigues assume Prefeitura de Galinhos (RN)
Câmara Municipal deu posse a Fábio Rodrigues com a cassação da prefeita

Galinhos (RN) – O vice-prefeito de Galinho, Fábio Rodrigues (PRB-RN), tomou posse, nesta segunda-feira (16), como prefeito da cidade após a cassação, pelos vereadores, da prefeita Josineide Cunha de Medeiros (PSD), suspeita de cometer irregularidades. A conclusão dos trabalhos da Comissão Especial de Investigação (CEI) identificou irregularidades cometidas pela chefe do poder executivo, entre elas a emissão de 30 cheques sem fundos da prefeitura. Antes de ser cassada, a prefeita ainda tentou, sem sucesso, suspender o trabalho da CEI, mas a justiça negou por duas vezes e determinou que a Câmara Municipal mantivesse o rito dos trabalhos.

Com a prefeita notificada, os vereadores deram posse ao novo prefeito Fábio Rodrigues que declarou cumprir as leis. “Cumprirei meu dever com serenidade. Vamos unir a população de Galinhos numa força tarefa para recuperar o tempo perdido. Inicialmente queremos conhecer as finanças do município e dar total transparência à população. Enquanto isso, trabalharemos dobrado para deixar todos os serviços essenciais funcionando de forma satisfatória”, destacou o prefeito empossado.

Fábio Rodrigues durante o juramento

A Câmara Municipal de Galinhos expediu ofícios informando da decisão de cassação da prefeita à Justiça Eleitoral, ao Ministério Público Estadual para conhecimento, e ao vice-prefeito Fábio Rodrigues para que o mesmo assumisse as funções de prefeito da cidade.

Entenda os motivos da cassação

A população e os vereadores denunciam a falta de aulas, ausência de transporte escolar, escolas sem estruturas e merenda de péssima qualidade. Na Saúde, reclamam falta de medicamento e consultas com especialistas. A precária iluminação também é reclamação.

Os vereadores apresentaram relatório mostrando que o município de Galinhos arrecadou mais de R$ 10 milhões em 2015 e mesmo assim denunciam falhas nos serviços públicos municipais. A denúncia que originou o afastamento da prefeita foi feita pela moradora Andreia Maria Chaves Pimentel e chegou à Câmara de Vereadores com cópia anexada de um cheque devolvido por insuficiência de fundos.

O presidente da Câmara, vereador Afrânio Reis (PR), solicitou ao Banco do Brasil cópias de cheques da prefeitura devolvidos pelo mesmo motivo. A surpresa veio quando o banco informou que já eram 30 os cheques sem fundos emitidos pela administração municipal, assinados pela prefeita Josineide Cunha de Medeiros e o tesoureiro Ricardo Araújo. A CEI é composta pelos vereadores Alexandre Wendel de Lima Ribeiro (PMDB), Márcio André da Silva Vale (PSB) e Vanuelbe Lima da Rocha (PTB).

Texto: Agência PRB Nacional, com informações do Agora RN
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend