Renato Nunes quer proibir medição do consumo de água pela média em Caxias do Sul

Renato Nunes quer proibir medição do consumo de água pela média em Caxias do Sul

Renato Nunes quer que a leitura seja mensal

Caxias do Sul  (RS) – O vereador Renato Nunes (PRB-RS) voltou a apresentar nesta semana projeto de lei que estabelece que medições e leituras do consumo de água em Caxias do Sul sejam mensais, proibindo, assim, a cobrança pela média. A proposta foi protocolada pela primeira vez em 2011, mas acabou sendo arquivada no final daquele ano.

Nunes explica que apresentou o projeto na época devido ao grande número de reclamações de moradores. Segundo ele, a cobrança por média feita pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) pode não representar o gasto real das famílias. Ele reapresentou a proposta nesta semana porque percebeu que a insatisfação persiste.

“É uma forma abusiva do Samae, que acaba não fazendo a medição do consumo de água mensal. Não pode ser hábito. Até pode acontecer vez ou outra, mas virou rotina”, reclama o vereador republicano.

O diretor-presidente do Samae, Edio Elói Frizzo, explica que a leitura por média é realizada eventualmente, por exemplo, quando os funcionários encontram portões fechados e hidrômetros em local indisponível. Ele reconhece que a medição desta maneira pode causar problemas, mas foi a forma encontrada para resolver imprevistos, como encontrar a casa fechada e não conseguir tirar a leitura.

“Ela (cobrança por média) é muito ruim, inclusive para o Samae. Os maiores interessados que a leitura não seja por média somos nós, porque depois sempre vai dar problema. Se o sujeito consumiu 15 metros cúbicos num mês e no outro mês consumiu 20, na média tu vai cobrar 18, pode questionar como cobramos 18 se consumiu 15″, explicou Frizzo. Segundo ele, quando uma leitura não é feita, o morador é notificado. Além das leituras gerais, são realizadas aferições.

Texto: Juliana Bevilaqua / Rádio Gaúcha Serra
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest