Realizada entrega de instrumentos musicais para a Banda Municipal de Montes Claros

12_03_13_destaque04_mg_ruy_muniz_entrega_instrumentos_banda_municipal001

 

Montes Claros (MG) –“Queremos que a Banda Municipal de Montes Claros faça sua primeira apresentação no dia do aniversário de Montes Claros”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Carlos Muniz. Para que a vontade do secretário – e de toda a população – seja atendida, os ensaios precisam começar o quanto antes. E para que a Banda comece a cantar ritmos e encantar os corações, os instrumentos foram entregues na última quinta-feira (07) no hall da Prefeitura de Montes Claros.

O prefeito Ruy Muniz (PRB) enfatizou a importância desse projeto para Montes Claros, que tem o título de cidade da arte e da cultura: “Temos que fazer jus ao título de cidade da arte e da cultura, por isso a Banda Municipal de Montes Claros vem cumprir essa responsabilidade”.

O prefeito ainda aproveitou a ocasião para agradecer a todas as pessoas que participaram do processo para a formação da Banda, em especial agradeceu ao ex-secretário de Cultura, Ildeu Braúna, o principal idealizador desse projeto. Emocionado, o ex-secretário disse: “É com grande satisfação que eu participo desta solenidade, porque tudo começou quando estávamos à frente da Secretaria de Cultura na administração anterior. E eu parabenizo a atual gestão por dar continuidade a esse projeto tão importante para a cultura de Montes Claros”, destacou.

História – Ildeu Braúna lembrou que Montes Claros já teve duas bandas importantes, a Euterpe e a União Operária. A Banda Euterpe Montes-Clarense foi fundada em 1856 por Dona Eva Teixeira de Carvalho e teve como primeiro regente o músico Risério Alves Passos. Em 1984, formou-se uma nova banda na cidade, a Filarmônica União Operária, sob a orientação de Eusébio Alves Sarmento, tendo como regente o maestro Francisco Louça, trazido de Bocaiúva.

Os memorialistas afirmam que uma saudável concorrência movimentava os amantes da música. As bandas se apresentavam em missas, reinados nas Festas de Agosto, cavalgadas, desfiles cívicos, cerimônias e alvoradas.

A atual administração quer resgatar esse patrimônio cultural e difundir a música instrumental, além de fomentar a cultura local através das apresentações e promover atividades tendo como base a música instrumental junto à rede municipal de educação. Os interessados em participar da banda ainda podem se inscrever na Secretaria de Cultura, localizada na rua Coronel Celestino, 99, Centro.

Servidores municipais, músicos, vereadores, secretários e demais autoridades prestigiaram a cerimônia.  No total, foram comprados, por licitação, um flautim, sete flautas transversais, sete clarinetas, uma requinta, um sax soprano, três saxofones alto, três saxofones tenor, um sax horn, uma trompa, quatro trompetes, três trombones de vara, dois bombardinos, uma tuba sinfônica, duas liras, um bumbo, um tarol e um par de pratos. Para melhor desenvolvimento dos ensaios e formação da banda, também foram adquiridos um computador com impressora, acessórios diversos e 30 estantes para partitura.

Fonte: Ascom Ruy Muniz

Fotos: Fábio Marçal

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest