Proposta de Jorge Santos proíbe uso de mangueiras para lavagem de calçadas na capital mineira

Proposta de Jorge Santos proíbe uso de mangueiras para lavagem de calçadas na capital mineira

O objetivo é coibir o desperdício de água, sobretudo com o uso indiscriminado das mangueiras.

 

Belo Horizonte (MG) – Preocupado com o desperdício de água na capital mineira e com a seca que vem assolando o maior sistema de abastecimento do mundo, o Sistema Cantareira, o vereador Jorge Santos (PRB-MG) apresentou o Projeto de Lei nº 1.332/14, que proíbe o uso de mangueiras e de água pressurizada para varrer calçadas da cidade.

O republicano condena a prática do desperdício e destaca que a cada 15 minutos de lavagem de calçadas são gastos aproximadamente 279 litros de água, o que é inaceitável em qualquer situação, principalmente em tempos de estiagem.

“Estamos passando por um período de estiagem muito séria e todos deveriam ter a consciência da importância de seu papel na economia de água. Entretanto, podemos observar cotidianamente o seu desperdício e uma das formas mais alarmantes desse ato é a varrição de passeios, calçadas e sarjetas com água”, ponderou Jorge Santos.

Se aprovada, a norma precisa, para produzir efeitos práticos, de um decreto da Prefeitura de Belo Horizonte que determine que a cidade enfrenta estiagem prolongada e que há baixo nível dos reservatórios que abastecem a população. Nos demais meses do ano, o uso da água para a lavagem de calçadas estaria liberado. Quem descumprir a norma será penalizado com multa no valor de um salário mínimo.

Tramitação

Para que seja aprovado, o texto ainda precisa ser analisado pelas comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Meio Ambiente e Economia, para só então ser votado em primeiro turno no plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

 

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest