Projeto do secretário André Canal para valorização do idoso ganha destaque internacional

Projeto do secretário André Canal para valorização do idoso ganha destaque internacional

O projeto reuniu 1,8 mil idosos e ofereceu 83 atividades de cultura, lazer, educação, esporte, saúde e assistência social.

 

Porto Alegre (RS) – A atuação eficiente do republicano André Canal, à frente da Secretaria Municipal Adjunta do Idoso de Porto Alegre, será destaque no Congresso do Comitê Latino Americano e Caribe (VII Comlat) em Geriatria e Gerontologia. O evento será será realizado entre os dias 9 e 11 de abril de 2015, em Belém do Pará.

A iniciativa, realizada em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, beneficiou pessoas com 60 anos ou mais da capital gaúcha e foi desenvolvida para comemorar o Dia Internacional do Idoso em 2014. A campanha se estendeu por todo mês de outubro e reforçou a importância do acolhimento e respeito ao idoso. Cerca de duas mil pessoas participaram das atividades do projeto.

O secretário André Canal (PRB) ressaltou que o convite para participar do evento internacional representa o reconhecimento de um trabalho feito com muita dedicação. “Além de exigir da população uma reflexão sobre a consideração que devemos ter pelos idosos, o projeto teve a preocupação de alertar sobre a necessidade de valorizar essas pessoas que tanto contribuíram com a sociedade”, afirmou.

Sobre o projeto

O Mês do Idoso foi instituído pela Lei Municipal 10.505 de 04 de agosto de 2008, passando a integrar o calendário oficial de eventos do Município de Porto Alegre. As comemorações são organizadas como objetivo de promover autonomia e dar visibilidade a esse segmento, que representa quase 13% da população da região..

Em 2014, durante este período, foram realizadas atividades recreativas, culturais de divulgação de direitos e de conscientização da importância do idoso na construção da sociedade. Nos eventos, buscou-se a integração das 17 regiões do Município de Porto Alegre, trazendo atividades decentralizadas.

No mês de outubro, ocorreu a caminhada com a participação de 1,8 mil idosos com o objetivo de criar espaços para discussão e visibilidade do idoso.  Foram promovidas também outras 83 atividades de cultura, lazer, educação, esporte, saúde e assistência social com temas sobre envelhecimento, qualidade de vida, saúde preventiva, jurídicos, segurança pessoal, questões econômicas, entre outros.

O congresso internacional

De acordo com os organizadores do evento, o projeto foi selecionando por priorizar a prevenção e promoção da saúde, especialmente aquelas voltadas para os idosos, em busca da sustentabilidade e do cuidado emancipável capaz de possibilitar a independência e autonomia.

O Congresso trabalha com a premissa que os idosos têm prioridades, da mesma forma que as crianças, jovens e adultos, possuem demandas específicas para obtenção de adequadas condições de vida.

Texto: Melissa Pedroso / Ascom – Secretaria-adjunta do Idoso de Porto Alegre
Edição: Agência PRB Nacional Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest