Projeto do secretário André Canal para valorização do idoso ganha destaque internacional

Projeto do secretário André Canal para valorização do idoso ganha destaque internacional

O projeto reuniu 1,8 mil idosos e ofereceu 83 atividades de cultura, lazer, educação, esporte, saúde e assistência social.

 

Porto Alegre (RS) – A atuação eficiente do republicano André Canal, à frente da Secretaria Municipal Adjunta do Idoso de Porto Alegre, será destaque no Congresso do Comitê Latino Americano e Caribe (VII Comlat) em Geriatria e Gerontologia. O evento será será realizado entre os dias 9 e 11 de abril de 2015, em Belém do Pará.

A iniciativa, realizada em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, beneficiou pessoas com 60 anos ou mais da capital gaúcha e foi desenvolvida para comemorar o Dia Internacional do Idoso em 2014. A campanha se estendeu por todo mês de outubro e reforçou a importância do acolhimento e respeito ao idoso. Cerca de duas mil pessoas participaram das atividades do projeto.

O secretário André Canal (PRB) ressaltou que o convite para participar do evento internacional representa o reconhecimento de um trabalho feito com muita dedicação. “Além de exigir da população uma reflexão sobre a consideração que devemos ter pelos idosos, o projeto teve a preocupação de alertar sobre a necessidade de valorizar essas pessoas que tanto contribuíram com a sociedade”, afirmou.

Sobre o projeto

O Mês do Idoso foi instituído pela Lei Municipal 10.505 de 04 de agosto de 2008, passando a integrar o calendário oficial de eventos do Município de Porto Alegre. As comemorações são organizadas como objetivo de promover autonomia e dar visibilidade a esse segmento, que representa quase 13% da população da região..

Em 2014, durante este período, foram realizadas atividades recreativas, culturais de divulgação de direitos e de conscientização da importância do idoso na construção da sociedade. Nos eventos, buscou-se a integração das 17 regiões do Município de Porto Alegre, trazendo atividades decentralizadas.

No mês de outubro, ocorreu a caminhada com a participação de 1,8 mil idosos com o objetivo de criar espaços para discussão e visibilidade do idoso.  Foram promovidas também outras 83 atividades de cultura, lazer, educação, esporte, saúde e assistência social com temas sobre envelhecimento, qualidade de vida, saúde preventiva, jurídicos, segurança pessoal, questões econômicas, entre outros.

O congresso internacional

De acordo com os organizadores do evento, o projeto foi selecionando por priorizar a prevenção e promoção da saúde, especialmente aquelas voltadas para os idosos, em busca da sustentabilidade e do cuidado emancipável capaz de possibilitar a independência e autonomia.

O Congresso trabalha com a premissa que os idosos têm prioridades, da mesma forma que as crianças, jovens e adultos, possuem demandas específicas para obtenção de adequadas condições de vida.

Texto: Melissa Pedroso / Ascom – Secretaria-adjunta do Idoso de Porto Alegre
Edição: Agência PRB Nacional Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest