Projeto garante melhorias para pessoas com deficiência

15_10_13_municipios01_pr_futuro_de_criancas_de_rua_se_limita_a_criminalidade_e_drogas_interna

Republicano quer atenção para categoria

 

Curitiba (PR) – Essa semana a Câmara Municipal de Curitiba aprovou em primeira discussão o projeto de lei de autoria do vereador Valdemir Soares (PRB). A proposta garante melhores condições de atendimento às pessoas com deficiência visual nos hipermercados, supermercados e estabelecimentos semelhantes da cidade. A discussão e a votação foram acompanhadas pela secretária municipal dos direitos da pessoa com deficiência, Mirella Prosdocimo.

Segundo Valdemir Soares, a proposição almeja garantir condição de igualdade aos deficientes visuais, até mesmo em tarefas do dia a dia, como fazer compras em um supermercado. “Quando se fala em viabilizar condições de acesso, muitos pensam em concessões de privilégios, porém não se trata disso, mas de garantir o direito constitucional de ir e vir”, ressaltou.

17_10_13_destaque_02_projeto_aprovado_garante_melhorias_pessoas_deficiencia.001jpgAinda de acordo com o parlamentar, a iniciativa não tem o objetivo principal de multar, mas sim trazer mais clientela para os estabelecimentos. “Antes da multa, haverá a advertência, para que a situação seja regularizada. Sabemos que com um melhor atendimento, os estabelecimentos poderão atrair mais clientes”, afirmou.

A votação do projeto havia sido adiada por duas vezes, para que fossem feitas adequações no texto. Por fim, foi acatado um substitutivo geral, com várias alterações em relação a ideia original. Entre as mudanças, destaca-se o detalhamento da capacitação que os atendentes terão que ter, com noções sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a legislação vigente sobre o tema no Brasil, inclusão e acessibilidade, assim como formas de atendimento à pessoa com deficiência.

Conforme o disposto no texto, a capacitação poderá ser feita mediante convênio com entidades representativas das pessoas com deficiência visual. Já em relação aos descumprimentos da norma, fica estabelecida inicialmente a advertência, seguida de multa de R$ 500,00, que pode ser dobrada em caso de reincidência. Os recursos obtidos com eventuais punições seriam enviados ao Fundo Municipal de Apoio ao Deficiente. Valdemir Soares disse que, além das reuniões com representantes da prefeitura e entidades representativas, foram realizados encontros com a Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), que garantiu apoio à proposta.

Antes de virar lei, a proposta segue para votação em segundo turno e precisa ser sancionada pelo executivo local.  Caso isso ocorra, após a publicação, haverá prazo de 60 dias para as empresas se adequarem à norma.

Texto e fotos: Assessoria de imprensa do vereador Valdemir Soares

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest