Habitação: aprovado projeto de Waldir Canal que beneficia idosos e deficientes físicos de Porto Alegre

Projeto de Waldir Canal que reserva vagas para idosos e deficientes físicos em unidades habitacionais avança na Câmara de Porto Alegre

Waldir Canal destaca que que a capital gaúcha precisa atualizar as políticas públicas que envolvem a pessoa idosa.

 

Porto Alegre (RS) – A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na última segunda-feira (30) o Projeto de Lei nº 012/2009, de autoria do vereador Waldir Canal (PRB-RS), que prevê a reserva de 10% das unidades habitacionais às pessoas idosas e portadores de deficiência, de programas populares implantados, exclusivamente, com recursos do Executivo Municipal.

Ao festejar a vitória, Canal agradeceu aos seus colegas e a presença dos idosos do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), da Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas (ANAPPS), do Conselho Municipal do Idoso (Comui) e outras instituições representativas, que acompanharam o processo de votação da proposta, que estava em tramitação desde 2009.

Ao defender o texto, o parlamentar observou que a capital gaúcha precisa atualizar as políticas públicas que envolvem os idosos, lembrando que a cidade possui mais de 210 mil cidadãos com mais de 60 anos, sendo considerada uma das capitais brasileiras com a maior população idosa. O vereador falou, ainda, que é preciso avançar, “sobre as questões básicas que envolvem as pessoas com deficiência”, informando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declara que 10% da população de cada país, tem deficiência. No Brasil, conforme censo de do IBGE, cerca de 14,5% pessoas possuem algum tipo de deficiência.

“Esse projeto permite melhor conforto e adequação ao atendimento das necessidades desses cidadãos, que precisam unidades de moradia diferenciada e, ainda, de prioridade para atendimento, nos programas habitacionais populares”. Canal ressaltou, ainda, que a proposta é mais uma ação pertinente ao seu lema de trabalho que é “promover a qualidade de vida a todos e lutar por uma Porto Alegre mais humana”.

De acordo com o parlamentar “a matéria agilizará o acesso à moradia digna aos cidadãos que esperam, há anos, por essa oportunidade”.

Fonte e foto: Ascom – vereador Waldir Canal

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest