Projeto de Valdemir Soares que inclui “teste da linguinha” para recém-nascidos é aprovado por unanimidade

Projeto de Valdemir Soares que inclui "teste da linguinha" para recém-nascidos é aprovado por unanimidade

Vereador Valdemir Soares afirmou que a inclusão do teste não elevará custos do poder público.


Curitiba (PR)
– A Câmara de Curitiba foi unânime, na sessão desta segunda-feira (6), ao aprovar a inclusão do “teste da linguinha”, para o diagnóstico precoce da língua presa, nos exames previstos aos recém-nascidos na cidade. De iniciativa do vereador Valdemir Soares (PRB-PR), o projeto de lei (005.00218.2013) acrescenta um inciso ao artigo 78 do Código Municipal de Saúde (lei 9000/1996), válido para os estabelecimentos públicos e particulares.

O vereador propõe que o exame de alteração do frênulo (membrana que liga a língua à parte inferior da boca) seja realizado antes da alta hospitalar. “É um problema comum, muitas vezes ignorado. Gera dificuldades à amamentação e, consequentemente, estresse ao bebê e à mãe. Depois, trará problemas na fala e até para beijar”, destacou.

De acordo com o parlamentar republicano, no programa “Mãe Curitibana” há a orientação para que o teste seja realizado. “Queremos instituir a obrigatoriedade para que nenhum bebê saia da maternidade ou hospital sem passar pelo exame. A avaliação precoce é fundamental e determinará a necessidade, ou não, de se realizar o ‘pique’ na língua (procedimento cirúrgico)”, explicou.

Na discussão do projeto, Tico Kuzma (Pros) questionou Valdemir Soares sobre a eventual geração de custos ao Poder Público – na instrução, a Procuradoria Jurídica (Projuris) da Casa alerta que isso poderá ocasionar o veto prefeitoral. Mas, segundo o autor, não haverá impacto no orçamento municipal. “O exame do frênulo lingual é realizado por meio de um equipamento simples, uma paleta que a maioria dos médicos têm”, alertou.

Autor de leis no mesmo formato, para emendas ao Código de Saúde, Felipe Braga Côrtes (PSDB) disse que o Município está cumprindo os testes do coraçãozinho (depois convertido em legislação estadual) e do quadril. Ele foi o relator da matéria em pauta na Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Chicarelli (PSDC), responsável pelo parecer favorável ao trâmite no colegiado de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, acrescentou que em Campinas, por exemplo, o exame do frênulo lingual é adotado há cerca de 20 anos.

O vereador do PRB alertou ainda sobre a dificuldade que o bebê com a língua presa tem para mamar. Ele justificou que o diagnóstico permite o tratamento, evitando dificuldades na infância e vida adulta, tanto na deglutição, comunicação e interação social.

 Texto e foto: Ascom / Câmara Municipal de Curitiba
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest