Projeto de José Freitas beneficia deficientes com visão monocular

Projeto de José Freitas beneficia deficientes com visão monocular

Iniciativa visa promover a igualdade social por meio de ações afirmativas voltadas à valorização pessoal, inserção social e profissional

 

Porto Alegre (RS) – A Câmara Municipal de Porto Alegre analisa uma proposta do vereador José Freitas (PRB-RS) que reconhece os direitos do portador de visão monocular. “Esse projeto visa a reparação e compensação da desigualdade factual, por meio de ações afirmativas voltadas à valorização pessoal, inserção social e profissional”, comentou o republicano.

Segundo Freitas, existem leis municipais que conferem direitos a deficientes físicos, mentais e sensoriais e não contemplam o portador de visão monocular. O republicano destaca, ainda, que o Poder Judiciário, em diversas oportunidades, já manifestou-se favorável à inclusão da deficiência, por exemplo, para a reserva de vagas em concursos públicos. “É certo que a visão monocular dificulta, sob vários aspectos, o cotidiano de quem padece dessa deficiência e nosso projeto tende a dar ao deficiente monocular os mesmos direitos dos deficientes físicos em geral. Nossa proposta só tem a tornar igualitário o direito do cidadão”, explica Freitas.

Clayton Bueno, que é portador monocular, comenta que por muitas vezes a deficiência passa desapercebida da população em geral. “A aprovação desse projeto aqui em Porto Alegre só irá facilitar o nosso dia a dia com a eliminação de barreiras sociais ao pleno gozo de nossos direitos”, defende.

É importante salientar que 15 estados brasileiros já possuem essa lei, entre eles os municípios de Maceió, Santa Luzia do Norte, Feira de Santana, Esteio, Florianópolis e Santos.

Texto: Priscila Bittencourte / Ascom – vereador José Freitas
Fotos: Wagner Prestes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest