Projeto de José Freitas beneficia deficientes com visão monocular

Projeto de José Freitas beneficia deficientes com visão monocular

Iniciativa visa promover a igualdade social por meio de ações afirmativas voltadas à valorização pessoal, inserção social e profissional

 

Porto Alegre (RS) – A Câmara Municipal de Porto Alegre analisa uma proposta do vereador José Freitas (PRB-RS) que reconhece os direitos do portador de visão monocular. “Esse projeto visa a reparação e compensação da desigualdade factual, por meio de ações afirmativas voltadas à valorização pessoal, inserção social e profissional”, comentou o republicano.

Segundo Freitas, existem leis municipais que conferem direitos a deficientes físicos, mentais e sensoriais e não contemplam o portador de visão monocular. O republicano destaca, ainda, que o Poder Judiciário, em diversas oportunidades, já manifestou-se favorável à inclusão da deficiência, por exemplo, para a reserva de vagas em concursos públicos. “É certo que a visão monocular dificulta, sob vários aspectos, o cotidiano de quem padece dessa deficiência e nosso projeto tende a dar ao deficiente monocular os mesmos direitos dos deficientes físicos em geral. Nossa proposta só tem a tornar igualitário o direito do cidadão”, explica Freitas.

Clayton Bueno, que é portador monocular, comenta que por muitas vezes a deficiência passa desapercebida da população em geral. “A aprovação desse projeto aqui em Porto Alegre só irá facilitar o nosso dia a dia com a eliminação de barreiras sociais ao pleno gozo de nossos direitos”, defende.

É importante salientar que 15 estados brasileiros já possuem essa lei, entre eles os municípios de Maceió, Santa Luzia do Norte, Feira de Santana, Esteio, Florianópolis e Santos.

Texto: Priscila Bittencourte / Ascom – vereador José Freitas
Fotos: Wagner Prestes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!